A Estância Turística de Olímpia terá à disposição dos eleitores com deficiências, 24 seções de votação com total acessibilidade espalhadas por escolas da cidade, bem como dois locais para a justificativa de votos. (Espaço Livre AM)

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral-TSE, o total de eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 35,27% em quatro anos, passando de 939.915 para 1.271.381.

Entre eles, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção, 13,3% visual e 7,97% auditiva. Por isso, a Justiça Eleitoral implantou “diversos mecanismos que asseguram a essas pessoas a possibilidade de votar em locais com maior acessibilidade”.

Em Olímpia, a escola Capitão Narciso terá duas seções com indicação de acessibilidade plena para o olimpiense votar. Também na Comendador Francisco Bernardes Ferreira, no distrito de Ribeiro dos Santos, há uma seção com esta especificidade, outra na escola Wilquem Manoel Neves, no Jardim Cisoto, e cinco na escola Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, na Cohab III. Nesta escola não haverá seções normais.

Outra seção com acessibilidade total está na Dalva Vieira Ittavo, nas Cohabs I e II, bem como nas escolas Maria Ubaldina de Barros Furquim, no Centro II e Eloi Lopes Ferraz, no distrito de Baguaçu.

Já a escola Dona Benta, entre o Morada Verde e o Quinta da Colina, terá somente as seções com acessibilidade, três no total. A escola Santo Seno, no Centro II, por sua vez, terá cinco salas com acessibilidade, e mais duas normais para votação, enquanto as escolas Mauricio César Alves Pereira, no Jardim Leonor, Theodomiro da Silva Melo, no Jardim Silva melo, Joaquim Miguel dos Santos, no Jardim São José, e Professora Zenaide Rugai Fonseca, na Cohab IV, terão uma seção especial cada.

No entanto, para acessar esses mecanismos é necessário que o interessado faça uma solicitação junto ao cartório eleitoral em tempo hábil, mas o tempo se esgotou em 18 de agosto.

O Cartório Eleitoral informa ainda que haverá em Olímpia no pleito do dia 2 de outubro, dois locais para justificativas de votos, um na escola Capitão Narciso Bertolino, no Jardim Glória, e três no interior do clube Termas dos Laranjais.

Por outro lado, somente a Justiça Eleitoral pode transportar a população até o local de votação. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em qualquer pleito – seja ele na esfera municipal, estadual ou federal — é proibido aos candidatos e candidatas, aos órgãos partidários, às federações de partidos, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte no dia da eleição. O objetivo é impedir qualquer interferência na vontade do eleitor.