Neste sábado (24), foi realizado um teste de integridade de uma urna eletrônica escolhida aleatoriamente entre as que serão distribuídas em Olímpia, Severínia, Altair e Guaraci, exclusivo para o Diário de Olímpia, com a presença do chefe do Cartório Eleitoral Ailton Issagawa e do juiz eleitoral Luiz Eduardo de Abreu Costa. O teste foi na sede do Cartório às 15h.

O Diário escolheu a urna que deveria passar pelo teste de integridade, gerar a zeréssima – uma listagem com os nomes de todos os candidatos (Presidente da República, Senador, deputados federal e estadual, e governador) e, evidentemente, sem nenhum voto ainda computado para eles. São oito metros de fita impressa, minutos e minutos passando nomes de candidatos, de “Rei Willian” a “Jesus”, dos conhecidos e desconhecidos.

Juiz eleitoral Luiz Eduardo, editor Leonardo Concon e chefe do Cartório Ailton

A urna escolhida foi a da seção 227, da Escola Luiza Seno.

Juiz eleitoral faz simulação de voto

E, depois, a simulação de voto, utilizando um código de eleitor também escolhido aleatoriamente da listagem daquela seção escolhida, e posteriormente conferindo se a urna registrou aqueles votos.

Por fim, a mídia de teste é retirada, a mídia carregada oficial é inserida, urna lacrada e volta ao local de origem.

No filme exclusivo do Diário, todo o passo a passo da preparação da urna, como será feito no dia da eleição – 2 de outubro – pelo presidente da seção, mesários e fiscais. Já viu como funciona uma urna, quer tirar as dúvidas? Assista.