O governador Tarcísio de Freitas entregou as últimas 107 chaves de um total de 225 das unidades habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) em Guaraci, às 12h30 deste sábado (2), sendo recebido pelo prefeito Renato e primeira dama Andrea, e vice Rafael Aguiar. O Diário retransmitiu ‘ao vivo’ nas redes sociais a chegada de Tarcísio, a cerimônia e entrega das chaves.
Na recepção, os deputados estaduais Itamar Borges, Valdomiro Lopes e Fabiana Bolsonaro, além de prefeitos, vereadores e as famílias beneficiadas. Em seu discurso, Tarcísio prestou homenagem aos parlamentares presentes, e também os representados por seus assessores, citando, entre outros, a deputada Letícia Aguiar, através do assessor Fernando Gaúcho.
Neste mesmo dia, a agenda do governador foi de entrega de casas da CDHU, começando em Guaíra, prosseguindo em Guaraci, depois Severínia, finalizando em Jaborandi. “A gente está entregando 451 residências que se somam às 2 mil que a gente entregou essa semana nas regiões de Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto e Barretos. Estamos ultrapassando a barreira das 14 mil entregas em 2023 e, até o final do ano, a gente vai superar 17 mil moradias entregues”, declarou Tarcísio.
Renato Azeda: Orgulho em realizar obras
O prefeito Renato Azeda, dirigindo-se ao governador Tarcísio, expressou “orgulho e satisfação pelo momento especial”, destacando “a honra de receber o governador e sua admiração por ele como político e pessoa”. O prefeito, também militar de carreira, enfatizou que “compartilha experiências e princípios importantes aprendidos durante seu serviço”.
Renato destacou a sua reputação de “priorizar obras” e explicou a aquisição e desenvolvimento de uma área que se transformou em lotes residenciais, enfatizando “a transformação e melhoria da vida das pessoas em Guaraci”. O prefeito mencionou a implementação de infraestruturas essenciais como UBS, creche, CRAS e escola, entre outras em andamento por toda a cidade.
O prefeito agradeceu às várias autoridades e colaboradores envolvidos, ressaltando “o impacto positivo dessas obras na melhoria da qualidade de vida da comunidade”. Ao concluir, Renato, novamente, expressou “gratidão ao governador, aos funcionários da prefeitura e a todos que contribuíram para a realização dessas obras, mantendo o compromisso contínuo com o desenvolvimento de Guaraci”.
Conjunto Habitacional Círio Ribeiro de Lima
Em 2016, o prefeito Renato Azeda conseguiu a liberação de 225 casas para serem construídas. Os anos se passaram e a Prefeitura não deu andamento no projeto, enquanto a população clamava por moradias.
Em 2021, quando assumiu novamente a Prefeitura de Guaraci, o prefeito buscou ajuda com o governo do Estado para reaver as casas. “Com muito trabalho, esforço e dedicação foi possível reaver a liberação com a CDHU”, disse Azeda.
Na primeira etapa entregue, em 18 de maio passado, foram 62 casas. Passados três meses, em 25 de agosto, a segunda etapa foi marcada pela entrega de mais 56 casas.
Guaraci foi classificada como a cidade com o maior investimento habitacional do governo do Estado de São Paulo e agora, neste sábado (2), concluiu as entregas das 225 casas disponibilizando as chaves para 107 famílias.
O prefeito Renato Azeda, em vídeo institucional, afirma que “há muitos anos nós olhávamos para este espaço, em que tudo era pasto, e imaginávamos as famílias aqui com crianças brincando, casas próprias e a vida pulsando. O sonho para muitos parecia extremamente distante. Mas nós acreditamos, batalhamos e nunca esmorecemos em frente às dificuldades”.
“Compramos a área, conseguimos a liberação para a construção das 225 casas. Tudo parecia perfeito e que enfim, veríamos o sonho se tornar realidade. Mas uma pausa de 4 anos fez um silêncio ensurdecedor, principalmente na vida daqueles que já tinham inclusive sido sorteados. Nada foi feito, nada foi realizado e as pessoas continuavam pagando aluguel e sem a sua casa própria.
“Em 2021, quando assumimos a gestão, corremos atrás de uma nova liberação para que o sonho enfim se tornasse realidade.
“Com muito trabalho e dedicação, nós conseguimos reaver a liberação e assim, realizar o sonho da casa própria para 225 famílias!
“Muito obrigado ao governo do Estado de São Paulo por nos proporcionar essa grande felicidade e realização de sonho”.
As casas da CDHU
As moradias entregues foram construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), via programa Casa Paulista. Os imóveis possuem dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia.
Em Guaraci, a área útil das casas é de 52 m2. As de Guaíra, Severínia e Jaborandi, têm 47 m2. Todas possuem piso, azulejos no banheiro, cozinha e área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar.
As prefeituras doaram os terrenos à CDHU, que contratou as construtoras e a infraestrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e urbanismo. As famílias beneficiadas foram selecionadas por sorteio e podem financiar os imóveis em até 30 anos, com juros zero para aquelas com renda mensal de até cinco salários mínimos. O valor das prestações pode comprometer, no máximo, 20% da renda familiar.