O prefeito de Guaraci, Renato Azeda, gravou um vídeo um de alerta a população para a preocupante onda crescente de casos gripais e também de covid-19. Ele também fala sobre a dengue e da dificuldades dos agentes em adentrarem em algumas casas.

“Este é um momento muito difícil, estamos assistindo ao aumento muito rápido de síndromes gripais, inclusive o Covid-19, e também um aumento significativo de casos de dengue”, revela o prefeito de Guaraci.

Segundo ele, já começam a faltar medicamentos nas distribuidoras, inclusive funcionários da Saúde estão afastados por motivos de doenças e, com isso, prejudicando e comprometendo atendimentos à população.

“Mais uma vez, neste momento, cabe a cada um de nós redobrar os cuidados com o uso de máscara, também os cuidados com a higiene lavando as mãos usando álcool em gel, evitando aglomerações, medidas fundamentais para evitar o contágio e a disseminação dessas síndromes gripais, inclusive Covid-19”, apela Renato.

Segundo ele, “graças a Deus, a gravidade dos casos é menor, mas de alta contaminação e, por isso, não podemos descuidar”. E, cita outra preocupação: a dengue que também registra aumento de casos em Guaraci: “A dengue só depende de cada um de nós. A prefeitura, através dos agentes, está fazendo seu trabalho com visitas, arrastões, nebulizações, mas também encontrando grande dificuldade para adentrar em algumas casas”.

Renato ressalta que a Diretoria de Saúde da Prefeitura, com as suas equipes, “está instituindo um novo protocolo de atendimento nas unidades para diminuirmos aglomerações”, e pede a colaboração do comércio que, por sua vez, “deve intensificar os cuidados de prevenção e higiene”.

O prefeito conclui conclamando a população: “Seja consciente, se testar positivo para Covid-19 fique em casa, seja responsável pela sua saúde e também a dos seus amigos e familiares. Juntos, unidos e conscientes das nossas ações, mais uma vez, sairemos desse momento tão difícil que estamos passando agora, se cuidem”.

SAÚDE CANCELA CONSULTAS AGENDADAS

Por sua vez, a diretora de Saúde de Guaraci, Lilian Cristina da Silva, também gravou um vídeo explicando que “estamos com um novo plano de atendimento em decorrência do aumento nos casos de COVID e a dengue também apareceu. A partir do dia 17/01 todas as consultas agendadas para os adultos estão suspensas nas UBSF pelo prazo de 15 dias”.

Ela garante que irá manter “os atendimentos infantis e para gestantes. Dessa forma conseguimos aumentar o número de livre demanda para síndromes gripais”. Confira: