DA REDAÇÃO — O público prestigiou, e se emocionou, na representação teatral de arena do Auto da Paixão de Cristo, em sua 10ª edição, realizado pela Associação Cultural Anástasis, na noite de ontem, no Recinto do Folclore, com entrada é franca. O Diário transmitiu ao vivo, na integra, sem cortes, com som e imagens de qualidade, saindo com 4 mil visualizações (confira abaixo). Fotos Fábio Cross e Marcos Pizzini cedidas ao Diário.

É a maior encenação de toda a região. A abertura foi feita por Frei Mauro e pelo diretor do Anástasis, e protagonista de Cristo, Rodrigo Marini.

O espetáculo consta da encenação de uma das histórias mais difundidas e conhecidas; a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O texto tem fundamentação nos evangelhos encontrados na bíblia e nas tradições orais passadas de geração em geração. Consta de uma hermenêutica própria e é adaptado a uma linguagem mais próxima do expectador. Cerca de 100 atores, inclusive populares, participam da encenação.

Para esta 10ª edição, foram mostradas diversas inovações, como novas cenas, novo cenário, além de um espetáculo rico e completo com dança, musica e teatro, além de efeitos especiais.

Até o público participou, a convite de Frei Mauro, ao final, na cena da ressuscitação, acendendo as lanternas de seus celulares, dando um efeito impressionante na arena.

Este evento tem dimensão regional e faz parte do calendário de eventos do município. A Prefeitura de Olímpia tem sido parceira para a realização deste evento, além de empresários da cidade, que entendem a importância deste empreendimento cultural.

A encenação, gratuita e aberta a todos os públicos, teve classificação livre e se realiza anualmente na arena da praça de atividades folclóricas professor José Sant’Anna – recinto do folclore – na cidade de Olímpia, datada no feriado da Sexta Feira da Paixão. No Local o expectador encontrou infra-estrutura básica, com praça de alimentação e sanitários, além de estacionamentos abertos.

O ESPETÁCULO

A encenação do Auto da Paixão de Cristo já acontece há mais de 10 anos. Inicialmente surgiu como uma apresentação teatral de rua. Era inicialmente planejado um trajeto pelas ruas de nossa cidade, em pontos específicos montados pequenos palcos e na semana em que se comemora a Páscoa, era encenado nestes pontos o teatro.

O publico aumentava a cada ano e como as ruas já não comportavam a quantidade de pessoas dando-lhes campo de visão da encenação, optou-se por fazê-lo na arena do recinto do folclore que comporta cerca de 6 mil pessoas. Assim, desde 2008 acontece a peça teatral na arena deste recinto.

 

GALERIA DE FOTOS