Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Fernando Cunha esteve no prédio da Sociedade Beneficência Portuguesa de Olímpia para realizar uma inspeção e verificar as atuais condições do local. Fernando esteve acompanhado dos secretários Luiz Junqueira (Obras) e Lucineia dos Santos (Saúde), do arquiteto da Beneficência Portuguesa, Donizeti Antunes, de Lidiane Silvestre, membro da diretoria, e do novo presidente, Gustavo Alessi, eleito na última sexta-feira.

DSC_0001

A visita foi uma medida necessária porque a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia foi notificada pela justiça, nesta semana, para limpar o espaço em um prazo de 30 dias. Segundo a liminar, o prédio precisa ser limpo e dedetizado com urgência por uma empresa especializada devido à existência de detritos hospitalares, materiais radioativos e documentos de guarda obrigatória.

DSC_0010

DSC_0021

A denúncia foi proferida pela antiga Presidência da Sociedade Beneficência Portuguesa que cedeu o prédio à Prefeitura, há mais de 20 anos, para fins médico-hospitalares com encargo total ao Executivo. O local estava sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde da antiga gestão, que o desocupou em 16 de dezembro de 2016.

DSC_0067

A situação de extremo abandono e insalubridade denunciada foi confirmada durante a visita desta manhã. Segundo o prefeito Fernando Cunha, a vistoria constatou uma realidade inaceitável de descaso com a saúde e com a população, uma vez que foram encontrados abandonados remédios e equipamentos que poderiam estar beneficiando os moradores.

DSC_0051

“Constatamos no local aquilo que foi denunciado pela diretoria da Beneficência. Infelizmente, existem atos de irresponsabilidade da administração pública, deixando remédios vencidos, documentos antigos e recentes que devem estar preservados por obrigação legal. O que mais nos chocou foi certa destruição de coisas que a gente não vê razão de existir: como arrancar pias que estavam na parede. Onde que foi parar?”, salientou o prefeito.

DSC_0012

Durante a visita também foram encontrados objetos e estruturas danificadas, prontuários de pacientes, aparelho de Raio-X, cadeiras de roda, equipamentos, medicamentos, produtos inflamáveis e muito lixo misturado a animais mortos, escorpiões, ratos e morcegos. Além disso, móveis e pinturas de parede estão se deteriorando devido ao descuido.

DSC_0031

DSC_0056

Diante da situação e da ação judicial, o prefeito se reunirá com a equipe das secretarias de Obras e Saúde e divisão de Assuntos Jurídicos para determinar as medidas que serão adotadas pelo governo e a apuração da reponsabilidade, considerando que a limpeza especializada e a reforma do prédio terão alto custo para os cofres públicos, um recurso que poderia ser aplicado em áreas prioritárias e que será destinado para corrigir problemas passados.

DSC_0025

“Encontramos coisas quebradas e um vandalismo que nos deixou a pior impressão possível e nós vamos assumir a responsabilidade como poder público, como prefeitura, de promover a limpeza do prédio. Vamos de imediato tomar as providências dentro das condições que cada material exigir. Nós vamos promover essa limpeza e iniciar as negociações com a diretoria da beneficência pra ver o que mais a prefeitura poderá fazer junto com a diretoria para tornar esse prédio histórico útil para a nossa cidade”, se compromete Fernando Cunha.

1 COMENTÁRIO

  1. Sabemos que nada justifica horror no governo passado realmente erro errou feio mas por prefeito pare de se ocupar com o passado já faz 100 dias de seu governo e o senhor até agora não fez nada faz jus a sua promessa ou será um simplesmente prefeito de um mandato só ! Aproveite coloca copos de água no UPa que não tem nem papel higiênico viva presente sr Prefeito feito!