Foi realizada a quinta reunião de 2015 do Comtur – Conselho Municipal de Turismo – de Olímpia no último final de semana. Nove membros do Conselho e o secretário de Turismo Beto Puttini se reuniram na sede da Secretaria de Turismo para discutir as ações do setor já desenvolvidas e programar as futuras atividades.

O presidente do Comtur e diretor-executivo do Grupo Natos, Rafael Almeida, conduziu o encontro, abordando assuntos de interesse coletivo do Conselho. Entre eles, a apresentação do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico, que foi considerada didática e esclarecedora pelos membros.

Citou-se ainda a questão da construção de um aeroporto de cargas, em que o prefeito Geninho Zuliani (DEM), já anunciou no Diário de Olímpia, em primeira mão, a desapropriação de cinco alqueires de terra para viabilizar o transporte da cidade, o que foi visto com entusiasmo pelos empresários e representantes de entidades e associações que integram o Comtur, devido à sua importância para os negócios locais.

Reunião-COMTUR

Foram esclarecidas também dúvidas sobre os projetos de revitalização da Avenida Aurora Forti Neves e a construção do Centro Gastronômico, na Avenida dos Olimpienses. Reforçou-se ainda a importância da presença de todos na inauguração da Secretaria Municipal de Turismo e do 1º CONTurEs – Congresso de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável, ambos marcados para a próxima sexta-feira (16).

Beto apresentou as atividades desenvolvidas pela pasta e os números do turismo na Estância: “Desde 2009, tivemos um crescimento de 2100% no número de leitos em Olímpia. Tínhamos 687 e agora são mais de 14.000 leitos de hospedagem”, declarou.

O crescimento do turismo no município tem se refletido no reconhecimento da cidade como potencial para o turismo de eventos. Exemplo disso é o CONTurEs, realizado pela Confederação Nacional de Turismo, e também a 1ª Convenção da AVIESP – Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo, que deve reunir representantes de mais de 90 agências do Estado, no fim de novembro, no Celebration Resort.

Por sua vez, o presidente da ACIO – Associação Comercial e Industrial de Olímpia – e membro do Comtur, Flávio Vedovato, divulgou o trabalho de capacitação e treinamento gratuitos que a associação realiza, no setor turístico. Ressaltou também que a ACIO disponibiliza, sem custo, consultores para auxiliar os pequenos empresários a se regularizarem como MEI – Microempreendedor Individual – como garantia para eles mesmos, como é o caso dos proprietários de casas de temporada.

Com poder deliberativo, o Comtur une forças de diversos setores de Olímpia para discutir as ações que envolvem o turismo e garantir que as decisões sejam tomadas em conjunto em prol do desenvolvimento da atividade, que atinge todos os olimpienses de forma direta ou indireta. Ao todo, são realizadas seis reuniões anuais.

A próxima reunião está programada para o fim de novembro, ainda sem data confirmada.