Foi lançado na noite de ontem (8), às 19h, no Riopreto Shopping Center, o projeto ‘Rio Preto Fantástica’, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura via PROAC/ICMS, com o patrocínio das empresas Kodilar e Natural Life, através do lançamento de um livro e de uma exposição que vai circular por seis cidades do Estado de São Paulo. O evento é aberto ao público. Fotos Ricardo Boni / Capa: Fabrício Spatti

IMG_4983 (Custom)

Os textos de Raul Marques, recheados de fotografias de Guilherme Baffi, foram distribuídos em 88 páginas e abordam vinte temas que, muitas vezes, passam alheios aos olhares na correria do dia a dia. A obra instiga os moradores a buscar um olhar diferente para ruazinhas, lugares, monumentos e curiosidades.

IMG_5088 (Custom)

Rua com uma casa só, ilha da Represa, órgão da Basílica, cachoeira do IPA, túnel do Colégio São José e bosque do Santo André são alguns dos assuntos abordados, sempre com belas imagens e textos leves.

IMG_5045 (Custom)_1

“Adoro redescobrir a cidade. Há muita informação, riqueza e detalhes. É um exercício saboroso garimpar o novo no lugar em que a gente vive. Isso enriquece o repertório e até muda nossa relação com o município”, conta Marques.

IMG_5028 (Custom)_1

Nascido em São Paulo (SP), Raul Marques trabalha há 15 anos como jornalista em São José do Rio Preto, atualmente como profissional liberal. Atuou em emissora de TV, rádio e jornais. Trabalhou durante 12 anos no jornal Diário da Região como repórter especial, chefe de reportagem, editor e produtor.

IMG_5009 (Custom)

Marques já publicou duas obras de poesia, ‘O Fim do Silêncio’ e ‘Depois do Silêncio’ (vencedor do prêmio Nelson Seixas na categoria Literatura), participou como redator de dois livros biográficos no interior de São Paulo e escreveu, com lançamento previsto para 2017, A História de Potirendaba.

IMG_5069 (Custom)

O fotógrafo Guilherme Baffi iniciou sua carreira aos 17 anos, em 2002, no extinto jornal Folha de Rio Preto. Teve passagem pelo jornal Bom Dia Rio Preto, e está no Diário da Região desde 2006. “Amo registrar por meio de minhas lentes fragmentos, ângulos e histórias de São José do Rio Preto”, conta o fotógrafo apaixonado pela cidade onde nasceu.

IMG_5110 (Custom)

Em 2012 e 2013, Baffi teve seu trabalho reconhecido nacionalmente nas respectivas edições do livro “O melhor do fotojornalismo brasileiro”, além de conquistar prêmios em concursos fotográficos renomados.

IMG_5141 (Custom)_1

A exposição Rio Preto Fantástica fica no Riopreto Shopping até o dia 15 de fevereiro. Depois, vai passar por Votuporanga, Fernandópolis, Mirassol, Barretos e Catanduva.

IMG_5013 (Custom)

O livro e a exposição são realizados graças ao PROAC – ICMS, o Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, com apoio cultural das empresas Kodilar e NaturalLife.

IMG_5057 (Custom)

Parte da renda obtida durante o lançamento será destinada à entidade Anjos da Guarda, que atende crianças carentes no Jardim Nazareth.

IMG_5078 (Custom)

Serviço

Local: Riopreto Shopping Center (corredor de acesso ao cinema)

Exposição: de 8 a 15 de fevereiro

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h

Local: Riopreto Shopping Center (corredor de acesso ao cinema)

GALERIA DE IMAGENS