O Centro-Oeste brasileiro marcará presença, a exemplo dos Estados do Norte e os três do Sul já reportados neste Diário, durante o 58º Festival de Folclore de Olímpia, de 6 a 14 próximos. Estão confirmados dois Estados da região: Mato Grosso e Goiás no Recinto do Folclore.

Da capital mato-grossense, Cuiabá, Olímpia receberá o Grupo de Siriri Flor de Atalaia. Fundado em novembro de 2013, vem desde então difundindo e propagando a cultura popular com a dança de Siriri cuiabano.

O grupo se destaca pela atuante participação de crianças e jovens, apresentando danças típicas alegres e convidativas com movimentos dinâmicos, com instrumentos artesanais como a viola de cocho, o mocho ou tamboril e o ganzá.

De Goiás, o Festival terá a estreia do Vilão Nossa Senhora de Fátima, que é um dos 25 ternos da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Catalão.

Popularmente chamado de “Vilão 2”, o grupo foi fundado há 20 anos, tendo como primeiro Capitão Eurípedes Severino “Pavão”. Em suas danças, as manguaras (varas) e facões utilizados simbolizam os jovens escravos que trabalhavam nas fazendas e engenhos, fazendo referência aos conflitos que ocorriam.