A cultura do sul do Brasil marca presença no 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, de 6 a 14 de agosto. Estão confirmados grupos de seus três Estados.

O Rio Grande do Sul traz na bagagem o Grupo de Tradições e Cultura – GTC 20 de Setembro, de Xangri-lá. Fundado em 1985, é formado pelos grupos, Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano. Neste ano, o FEFOL receberá o Grupo de Danças Mirim (entre 7 e 13 anos de idade).

Santa Catarina virá com dois grupos folclóricos que interpretam a tradicional história de morte e ressurreição do boi, um clássico do Estado. Um deles é o grupo homenageado da 58ª edição, a Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, acompanhado do inédito, Grupo Boi de Mamão de Santo Antônio, ambos de Florianópolis, com os personagens folclóricos da cabra, a Bernúncia, o bode e a Maricota.

E, o Paraná terá o Grupo Parafolclórico Pôr Do Sol, de Quinta do Sol, um dos principais representantes da cultura do Estado com 20 anos de história, que, além do fandango paranaense, apresentará outras manifestações populares.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos, e patrocínio de empresas olimpienses.