A Prefeitura de Olímpia inaugurou na tarde desta terça-feira (12), o Centro Dia do Idoso “Julia Aparecida de Souza” (Decreto nº 6.160, de 14 de outubro de 2015), na Vila Hípica, com capacidade para até 50 semi-dependentes, e já atendendo 12 idosos. Os secretários estaduais Rodrigo Garcia e Floriano Pesaro, da Habitação e Desenvolvimento Social do Estado, respectivamente, participaram do evento.

Também foi inaugurada na mesma solenidade a moderna e bem equipada Praça de Exercícios do Idoso “Nair Baptista Crepaldi” (Decreto nº 6.196, de 18 de novembro de 2015), construída ao lado do CDI. O Centro foi implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Prefeitura da Estância Turística. O Governo de São Paulo investiu R$ 500 mil na construção, com contrapartida no valor de R$ 153.466 do município.

O Centro Dia do Idoso oferece um serviço diferenciado que inclui alimentação, atividades de lazer e cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência com TV/DVD e enfermaria. Este equipamento social destina-se a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semi-dependentes que, sozinhos, podem não obter esses cuidados durante o dia, enquanto suas famílias trabalham. Ao final da tarde, o idoso volta para sua casa, mantendo assim seus vínculos familiares.

‘ADORAVA UM FORRÓ’

A homenageada pelo CDI, Julia Aparecida de Souza, faleceu no dia 8 de outubro de 2013 e deixou a filha, Fabiana, e os netos Iago, Taís e Hugo. Na saudação à avó, a neta Taís disse ser ela uma pessoa “alegre, feliz, que amava um forró, adorava viajar, cozinhar e contar piadas”.

24247538362_252d5c9cc7_k

Já a saudação a Nair Baptista Crepaldi foi feita pelo filho, Antônio, que disse, entre outras coisas, ser “uma linda homenagem à qual a família agradece com muito carinho”. Nair Baptista Crepaldi morreu jovem, aos 51 anos de idade, por problemas cardíacos. “Sempre foi uma mulher muito guerreira, sempre alegre e disposta, que criou os filhos com muito amor e educação”, disse Antônio, bastante emocionado.

Participaram da cerimônia também o prefeito Geninho Zuliani, a Primeira-Dama e secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Cláudia Zuliani; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aparecida Zuliani, vereadores Salata, Cristina Reale, Luiz do Ovo, Pastor Leonardo, Marcão do Gazeta, Marco Santos e Marcelo da Branca, além dos secretários municipais João Paulo Polisello, o Pitta, Gustavo Pimenta, Beto Puttini, Marco Antonio Parolim de Carvalho, Eliana Bertoncelo Monteiro, Cleber Cizoto, Silvia Forti e Sandra Lima. Os prefeitos da região também prestigiaram a solenidade: Paulo Rogério Bruneli (Embaúba), Márcio Barbarelli (Cajobi) e Edwanil de Oliveira (Severínia).

‘COMO NOSSOS AVÓS’

Ana Cláudia Zuliani, ao falar aos presentes disse que os idosos atendidos ali “serão tratados da mesma forma que nossos avós seriam tratados. Serão tratados do jeito que todo mundo gostaria que seus pais fossem tratados, recebendo amor, carinho, alimentação e tudo que há de melhor”.

24329497606_583a18d37a_k

O vereador e presidente da Câmara, Luiz Antônio Moreira Salata, por sua vez, destacou a importância daquelas obras sociais homenageando “dona” Julia e também “dona” Nair, “nomes que estarão eternizados na história da nossa cidade”.

O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, fez questão de estar presente à cerimônia, dizendo ser “um prazer” inaugurar uma obra “que iniciamos lá atrás e que demonstra como é importante a união, o esforço e a perseverança para se alcançar resultados”.

23728790143_9d72cff0e5_k

“Eu fico muito feliz em vir aqui e ver o Centro Dia já funcionando, com alguns idosos já selecionados e sendo atendidos, a dedicação dos funcionários. Quero dizer que, no fundo, eu venho aqui como um espectador que acompanhou um pouco o nascedouro deste Centro Dia do Idoso. As pessoas estão vivendo mais, e temos que dar qualidade de vida para estas pessoas”, observou Garcia.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, destacou que “esta é uma política do nosso Governador, que nos deu duas determinações: cuidar de nossas crianças e adolescentes, e dos nossos idosos, e estes, por um motivo muito evidente: a nossa sociedade está envelhecendo”.

24059925020_8ea998f0b2_k

META DE CHEGAR A 50

Geninho Zuliani falou das dificuldades encontradas para a conclusão da obra do CDI, devido a defasagens de preços, equipamentos mais caros, encarecimento da própria obra. Disse também que depois do prédio pronto e da estrutura montada, a prefeitura tem agora que arcar com o custeio, que é o salário dos funcionários, alimentação dos frequentadores etc, porém observando que isso não será problema.

“Agora, com todo o Orçamento estipulado para 2016, estamos com fôlego para não só receber estes 12 primeiros usuários que já frequentam o Centro Dia do Idoso, como alcançar a meta de chegar a 50. Esta meta será atingida de acordo com os passos da equipe técnica”, observa.

24273063621_1f2feaccc6_k

“É muito emocionante ver o depoimento de cada um. Nós acompanhamos a vida deles, e cuidamos deles no momento em que a família está trabalhando e depois os devolvemos. Assim, não perdem o vinculo familiar. É importante para os idosos porque aqui nós cuidamos da alimentação, dos medicamentos, enfim, do bem estar de cada um deles”, completa o prefeito.

24355859475_f5caff5268_k

Lançado em 2012, o Programa São Paulo Amigo do Idoso foi criado com o objetivo executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento. No Estado de São Paulo, foram implantados 42 Centros Dia do Idoso e 12 Centros de Convivência do Idoso, um total de 54 equipamentos destinados à convivência, lazer e atividades para a terceira idade.