Um Portal Oficial de Olympia, na Grécia, publicou hoje matéria sobre a presença das cidades irmãs presentes para a cerimônia de acendimento da Chama Olímpica nesta quinta-feira (12). Segue a matéria (tradução automática), com alterações pelo Diário.

A proposta de criar uma Rede de Cidades Gêmeas foi feita pelo prefeito de Olympia (Antiga Olímpia), George Georgiopoulos, durante o fórum realizado entre as cidades gêmeas, no Olympia Municipal Hall, na manhã de hoje (11).

Como já divulgado pelo Diário em primeira mão, o prefeito Fernando Cunha, de Olímpia, esteve presente. Na foto, com o presidente do Comitê Olímpico na Grécia. Cunha trocou mimos e se reuniu com os demais prefeitos e autoridades.

A situação difícil em todo o mundo devido à epidemia de coronavírus não permitiu que todas as delegações das doze cidades gêmeas viajassem para Olímpia e participassem, participando do fórum, exceto o município de Olímpia Antiga, com seus correspondentes:

  • O município de Grossostheim, Alemanha, com o prefeito Herbert Jacob e o ex-prefeito Hans Klug.
  • O município de Colorado Springs, nos Estados Unidos, com a gerente da cidade, Sra. Donna Nelson, e o presidente do comitê de geminação, Harry Callofo.
  • O município de Antibes Juan-les Pins, França, com a administradora municipal Michel Boss e o oficial de geminação Alkis Voliotis.
  • O município de Olímpia, São Paulo, Brasil, com o prefeito Fernando Augusto Cunha.
  • O município de Olympia, Washington, EUA, com o prefeito Cyril Shelby.

O evento começou com a apresentação das delegações pelo vice-prefeito Roi Antonopoulou. Posteriormente, o prefeito Georgiopoulos deu as boas-vindas aos representantes das Cidades Irmãs, lamentando “que a reunião fosse realizada nessas circunstâncias difíceis”. No entanto, ele prometeu “acomodá-los no futuro em melhores condições”.

Referindo-se à instituição, Georgiopoulos enfatizou que, desde 1989, 12 cidades foram geminadas com Olympia até o momento.

Ele disse, entre outras coisas, que dez das doze cidades gêmeas inicialmente manifestaram interesse em participar do fórum, mas eventualmente metade estava representada. “Tive a ambição de fazer neste fórum a declaração de fundação de uma rede de cidades gêmeas, que poderia ser adiada para mais tarde ser feita em melhores condições”, disse Georgiopoulos.

A discussão identificou alguns dos pilares da Rede que estão sendo implantados, como a promoção dos Valores Olímpicos, o intercâmbio de dados culturais e a cooperação econômica e de desenvolvimento entre as cidades.

A discussão que foi aberta no fórum foi sugerida por Georgiopoulos para continuar on-line, “a fim de preencher os eixos e formar a Carta da rede que está sendo criada”.

Os prefeitos e representantes das cidades dos Irmãos foram posicionados sequencialmente, desenvolvendo suas posições nesta instituição.

Dessas posições, ficou claro que havia unanimidade na criação da Rede de Cidades Gêmeas, que se comprometeram a trabalhar para sua implementação.

As delegações trocaram presentes comemorativos e, durante as colocações, foi apresentado um vídeo dos pontos turísticos de cada uma das cidades participantes.

Um almoço foi realizado pelo município de Olímpia Antiga em homenagem às delegações convidadas.