Os novos ônibus do transporte coletivo já estão na Estância Turística de Olímpia. Na manhã desta segunda-feira (1), o diretor-presidente da Prodem, Márcio Ramos, esteve no pátio da empresa Auto Viação Suzano Eireli para a vistoria do espaço e dos veículos. A empresa responsável pela operação foi definida por processo licitatório.

No total, são 12 veículos, do tipo ônibus convencional, que possuem acessibilidade e serão equipados com sistema de monitoramento por GPS. O equipamento enviará informações em tempo real, com a localização exata do veículo, velocidade e previsão de chegada em cada ponto do itinerário previsto para linha. Essas informações estarão disponíveis para a Prodem e para os passageiros por meio de aplicativo para Android e IOS. O sistema está em fase final de implantação.

Outra novidade é a leitura facial. Todos os veículos serão equipados com sistema de biometria. O objetivo é coibir fraudes e assegurar que titulares de cartões eletrônicos expedidos para portadores de necessidades especiais (temporário e permanentes) e aposentados por invalidez sejam, efetivamente, os usuários transportados nos coletivos. O sistema armazenará os dados dos usuários (imagens faciais) devidamente cadastrados.

O transporte coletivo ainda será operado com sistema de bilhetagem e gerenciamento eletrônico, com a instalação de validadores e catracas eletromecânicas. O sistema deverá proporcionar a integração tarifária entre as linhas municipais, controle de gratuidades, controle de descontos na tarifa, controle de horários, além de estatísticas operacionais.

O prazo inicial da concessão é de 10 anos, podendo, caso haja interesse da Prefeitura e da empresa vencedora da licitação, ser prorrogado por mais dois anos.

A vistoria também foi acompanhada pelo advogado da Prodem, Renato Camargo Rosa, e pelo proprietário da empresa, Welter França Souto Ferreira.

Uma primeira vistoria já havia sido realizada na última semana. O diretor-presidente Márcio Ramos esteve em Suzano para a liberação dos novos ônibus e pode conferir o andamento das instalações de alguns dos equipamentos.

A antiga empresa, Expresso Fadel Ltda., tem um contrato emergencial e continua operando na cidade. Nesta semana, terão início as tratativas de transição entre a Prodem e a nova empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here