O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (7) que vai prorrogar por mais duas semanas a fase de transição do Plano SP. Essa é a segunda vez que a gestão Doria freia a saída desta fase e agora a previsão é de que ela dure até o dia 23 de maio.

De acordo com as novas regras, o horário de funcionamento dos estabelecimentos foi ampliado para até as 21h e a capacidade de lotação do espaço também aumenta para 30%. As medidas começam a valer a partir do próximo sábado, 8.

Atualmente, todo o Estado está na fase de transição estendida. As regras atuais ficam em vigor até o domingo, 9 de maio. A partir da segunda, a reclassificação anunciada nesta sexta vai entrar em vigor.

São Paulo está desde 18 de abril na chamada “fase de transição”, mais permissiva que a vermelha e com poucas restrições a mais do que a laranja. Com as novas medidas anunciadas nesta sexta, as principais diferenças entre esta e a próxima fase do Plano SP são a possibilidade de regionalização das medidas, que hoje valem para todo o Estado, e a limitação da capacidade de atendimento nos estabelecimentos, que pode aumentar dos 30% de agora para 40%.

O prefeito Fernando Cunha, de Olímpia, deverá editar novo decreto adequando o município às novas regras.