A 9ª edição do Seminário de Educação Física Escolar de Olímpia, encerrado na última sexta-feira (24), teve como abordagem principal do debate a inclusão de crianças com necessidades especiais nas atividades. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, envolveu cerca de 40 professores das redes municipal e particular, e também estudantes da área.

Para a professora e participante, Misangela Stefaneli da Silva, iniciativas como esta agregam excelentes possibilidades profissionais. “Cada dia e cada apresentação é uma surpresa. Os professores têm muita criatividade e essa troca é excelente para a gente se renovar. As atividades envolvem desde o ensino em creche ao ensino fundamental. Hoje, muitas crianças de inclusão têm chegado pra gente e essas novas técnicas, trazem ideias, criação e adaptação para trabalharmos com estas crianças,” disse.

Este ano, em respeito aos protocolos sanitários, não foram concedidas participações de profissionais da região. Para o próximo ano, já estão sendo pensadas novas diretrizes educacionais.

A coordenadora de Educação Física professora Andrea Cristina Magro, comentou o sucesso do projeto, que a cada ano recebe novas propostas. “O projeto do seminário mais uma vez foi excelente. Devemos isso aos professores e a Secretaria da Educação. Aqui o trabalho é mais que capacitação. Eles trazem o que realizam nas escolas e levam uma bagagem didática satisfatória”.

Com relação à Educação Física, a professora lembra que “é possível trabalhar atividades lúdicas com ênfase na neurociência, na interdisciplinaridade, alfabetização e em várias atividades corporais. Uma semana onde os professores interagem entre si, compartilham atividades práticas, levando novas ideias para a escola. Um trabalho muito produtivo”, concluiu a coordenadora.