Os adolescentes, moradores entre 12 e menos de 21 anos de idade, lideram o ranking de faltosos da segunda dose do esquema vacinal anti-Covid-19 da Estância Turística de Olímpia, segundo dados fornecidos ao Diário pela Secretaria da Saúde.

Cerca de 2.400 faltosos em Olímpia não procuraram o posto de imunização da Avenida dos Olimpienses sendo que a maioria são adolescentes, oferecendo riscos de contágio ainda maiores devido à nova onda com Ômicron e a epidemia de gripe.

Quanto à terceira dose, ou dose de reforço, sete mil olimpienses estão aptas, mas ainda não foram tomá-la, segundo a Saúde.

O complemento do esquema vacinal é essencial para a redução na circulação do vírus causador da COVID-19 e da redução nos riscos de ocorrência da forma grave da doença. Com os alertas dos órgãos mundiais de saúde sobre o risco da nova cepa ‘ômicron’, é essencial que a população se atente e priorize a proteção, reforçam os especialistas.

O relaxamento por parte dos adolescentes pode ter sido causado pelas festas de fim de ano, início do Ano Novo, mas a Saúde vai fazer a busca ativa para que não deixem para depois, reduzindo também os efeitos da primeira dose.