O último sábado, dia 30 de abril, foi de prevenção a diversas doenças na Estância Turística de Olímpia. Isso porque, a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, promoveu o Dia “D” de vacinação contra a Covid, Sarampo e Gripe (Influenza).

A mobilização, realizada das 8h às 16h, totalizou cerca de 500 doses aplicadas referentes às campanhas vigentes, ampliando a cobertura vacinal do município. As equipes de saúde fizeram o plantão no CAAT – Centro de Atendimento ao Turista, na Praça Rui Barbosa, e também nas UBS da São José e da Santa Ifigênia.

Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, com relação à imunização contra a Covid, foram ministradas 22 doses em crianças e 65 em pessoas com 12 anos ou mais. Já a vacinação contra o Sarampo resultou em 142 doses aplicadas em crianças, enquanto contra a Influenza foram 267, no total, sendo 185 em crianças, 71 em idosos e 11 em profissionais de saúde.

Vale ressaltar que as três campanhas continuam com a imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Contra a Influenza (Gripe), as crianças seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem procurar qualquer Unidade de Saúde. Já as pessoas com 60 anos ou mais, os profissionais da saúde com exercício da profissão comprovado, gestantes e puérperas podem procurar as UBS ou a Avenida dos Olimpienses (ao lado da UPA), levando os documentos pessoais, comprovantes necessários e caderneta de vacinação.

A imunização contra a Covid-19 segue também para todos os moradores a partir de 5 anos de idade, sendo a terceira dose disponível somente para pessoas com 18 anos ou mais, que completaram 4 meses da segunda dose, e a quarta dose para idosos a partir de 60 anos, que já cumpriram o intervalo de 4 meses da dose adicional. Os moradores devem sempre levar o cartão de vacinação para conferência da data.

Por fim, a vacinação contra o Sarampo, com foco em crianças a partir de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que devem apresentar documento pessoal e a carteirinha de vacinação para receber a dose, em qualquer UBS.

COMBATE À DENGUE

Ainda durante a mobilização, a secretaria de Saúde, por meio da equipe de Controle de Endemias, aproveitou o fluxo de moradores para reforçar as orientações e medidas de combate à dengue.

A ação contou com a distribuição de 220 mudas de Crotalária, que foram doadas pelo parque aquático Thermas dos Laranjais, por ser uma espécie que atrai predadores de larvas do mosquito Aedes aegypti. Além disso, foram entregues panfletos informativos sobre os cuidados necessários para intensificar a conscientização da população.