Cerca de dois mil olimpienses além de 60 anos de idade estarão aptos para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 ao longo de setembro, já que o governo do Estado lançou ontem (25) essa iniciativa, já divulgada pelo Diário.

A informação da vacinação em Olímpia é da Secretaria de Saúde, através de nota enviada à imprensa hoje (26).

Preocupação com a variante Delta do coronavírus, que tem se mostrado mais transmissível, levou à recomendação, acatada por Doria, de aplicação da terceira dose nos idosos

Esses cerca de dois mil idosos estão com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, como determina o novo protocolo anunciado da terceira dose de reforço.

A Saúde aguarda o calendário e o escalonamento dessa terceira dose, ainda sendo definidos pelo Governo do Estado de São Paulo e, claro, aguarda a chegada de orientação e das doses para comunicar esse público-alvo e toda a população.

O REFORÇO DA 3ª DOSE

A extensão da campanha foi avalizada pelo Comitê Científico de São Paulo. O objetivo principal é garantir proteção adicional à população mais vulnerável a variantes mais contagiosas do coronavírus, como a delta. O Governo do Estado também pediu mais vacinas ao Ministério da Saúde para antecipar a segunda dose dos públicos restantes.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até ontem, quarta (25), foram encontradas 266 amostras positivas da variante delta em todo o território paulista. A estratégia do Governo de São Paulo é assegurar que os índices epidemiológicos e de ocupação hospitalar continuem em queda e evitar a propagação de novas variantes.

A Secretaria da Saúde também já preparou uma nova carteira de vacinação para os idosos que vão receber a terceira dose a partir de setembro. Não haverá necessidade de novo cadastro no Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para a dose adicional, bastando comparecer a qualquer posto de vacinação com o comprovante do esquema de imunização completo há seis meses.