A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em continuidade à Campanha “Setembro Amarelo” deste mês, iniciará atividades de orientação e acolhimento na segunda-feira (18).

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e municípios, desenvolve a campanha como uma forma de prevenção ao suicídio. O suicídio, muitas vezes associado a transtornos psiquiátricos, tem relevante incidência entre jovens de 15 a 29 anos. Anualmente, o Brasil registra cerca de 14 mil casos, o que resulta em uma média de 38 ocorrências por dia.

Para abordar a temática e fortalecer a Saúde Mental, a secretaria de Saúde de Olímpia organizará palestras destinadas a diferentes públicos, desde estudantes da rede municipal até a população em geral.

Na segunda-feira (18), às 9h, profissionais de saúde são convidados a assistir à palestra sobre “Saúde Mental” com o psicólogo Alexandre Céspedes na Câmara Municipal. No dia 28, às 19h, uma palestra será oferecida no Parque Aquático Thermas dos Laranjais, conduzida pelo médico psiquiatra Dr. João Cristófolo e pelo psicólogo Alexandre Céspedes.

A secretaria da Assistência Social também se envolve no esforço de prevenção, realizando atividades nos CRAS 1, 2 e 3. Estas ações têm como objetivo conscientizar moradores atendidos pela rede de proteção social sobre a importância da Saúde Mental.

No dia 12, a programação da cidade contou com uma palestra sobre “Esperança e Autocuidado em Saúde Mental”, ministrada pelo Dr. Samuel Fernandes. Esse evento, que ocorreu na Câmara de Vereadores e atraiu mais de 150 moradores, foi uma iniciativa do vereador Lúcio Cláudio Pereira (Amaral), com apoio da Prefeitura.

O Centro de Valorização da Vida, com atendimento pelo número 188, oferece apoio 24 horas por dia. Além disso, o CAPS de Olímpia disponibiliza atendimento gratuito na Rua Nove de Julho, nº. 1403 – Centro, e pode ser contactado pelo telefone (17) 3279-4200.