O prefeito de Olímpia Fernando Cunha já está na Grécia para participar da cerimônia de acendimento da Chama Olímpica, quinta-feira (13). Como já divulgado pelo Diário, a Antiga Olympia convidou a Estância Turística de Olímpia para participar das celebrações dos Jogos Olímpicos de 2020, entre eles o acendimento da Chama Olímpica na Grécia.

Fernando Cunha está nas ruínas do Estádio Olímpico celebrizado por Hércules, com seus cem passos do comprimento, da prova de cem metros, onde será acesa a tocha olímpica e entregue para o japão sede das olimpíadas de Tóquio – Foto FC

Segundo disse hoje (9) ao Diário, Fernando levou alguns mimos para o prefeito de Olympia e membros do Comitê Olímpico, como café da cidade, uma miniatura de palhaço de Folia de Reis e um DVD mostrando detalhes da Estância Turística de Olímpia.

Antiga Estação Ferroviária de Olympia, transformada em Centro Cultural (alguma semelhança com Olímpia?). Veja como se escreve Olympia em grego… (Foto FC)

“Crianças de escola de cidade japonesa, cidade-irmã também de Olímpia, vão conduzir a tocha Olímpica, se fosse no Brasil seriam alunos nossos”, informa Fernando.

Ruas centrais de Olympia já enfeitadas com bandeiras da Grécia e Japão (Foto FC)

Estão confirmados, entre outros, os presidentes da Grécia e dos Estados Unidos.

CORONAVÍRUS

O Comitê Olímpico grego anunciou, nesta segunda-feira (9), que a cerimônia para o acendimento dada chama olímpica, marcada para quinta-feira (13), no antigo estádio Olympia, será fechada ao público devido à epidemia de coronavírus. Apenas 100 convidados, credenciados pelo Comitê Olímpico Internacional e pelo Comitê Organizador de Tóquio-2020 poderão participar da cerimônia.

Prefeitura de Olympia, foto tirada por Fernando Cunha para o Diário

Um ensaio marcado para quarta-feira (12) também será fechado ao público. O credenciamento da mídia para a cerimônia será “extremamente limitado”, alertou o comitê.

“Pedimos aos prefeitos das cidades pelas quais a chama olímpica viajará ou passará a noite a seguir as instruções do Ministério da Saúde“, anunciou.

A chama dos Jogos Olímpicos de Tóquio deve ser acesa em uma cerimônia tradicional, seguida de um revezamento da tocha em solo grego. A tocha será repassada aos organizadores de Tóquio em 19 de março, durante outra cerimônia no estádio Panathenaic, em Atenas.

A chama atravessará 37 cidades e 15 sítios arqueológicos na Grécia, cobrindo 3.500 quilômetros, 842 milhas náuticas e será transportada por 600 corredores.

O governo grego anunciou no domingo (8) que todos os eventos esportivos profissionais nas próximas duas semanas serão realizados sem espectadores, como resultado da epidemia.