Circulou nas redes sociais a imagem da reforma recente da ponte da Prainha, mas um de seus pilares está fora do lugar, causando críticas e a famosa ‘zoeira’ de quem não procura a verdade. Assim, a Secretaria municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura esclarece que “desde janeiro de 2016 o pilar da ponte da Prainha já havia se deslocado devido às fortes chuvas, mas foi liberada para o trânsito após laudos técnicos e análises de segurança”.

Segundo o secretário responsável, Leandro Pierin Gallina, “a ponte, que foi construída em estrutura mista (madeira, concreto e aço) no início dos anos 60, vem sendo acompanhada pela secretaria e o deslocamento do pilar não oferece risco estrutural”.

Em visita recente ao local, o prefeito Fernando Cunha já autorizou a contratação de um projeto para a construção de uma nova ponte de concreto, com duas faixas de rolamento, para substituir a ponte atual.

Recentemente, a Secretaria de Obras realizou uma manutenção na ponte com a substituição do madeiramento que apresentava desgaste, provocado pela passagem de veículos pesados. Foram substituídas as pranchas e o madeiramento, além de terem sido feitas manutenções do guarda-corpo e nova pintura para maior conservação da madeira.

Nas duas extremidades da ponte, também foram colocados dois limitadores de altura de 3 metros, evitando assim que caminhões de grande porte passem pelo local e provoquem novos transtornos.

Imagens Fábio Cross

A Secretaria de Obras ressalta ainda que vem monitorando constantemente a situação e que caso seja identificado algum risco aos moradores e usuários, a ponte será novamente interditada.