Na última segunda-feira (21), a Tenda de Umbanda Caboclo Caramã e Pai Cesário completou 52 anos de fundação na Estância Turística de Olímpia. O Diário gravou na íntegra a celebração, conduzida pela babalorixá Mãe Gertrudes (Gê), filhos de fé, e convidados, como o casal de advogados Caia e Iscilla Piton, que também prestou homenagem.

Jesuína com o empresário Zé das Pedras

A celebração relembrou toda a história da Tenda, ao longo dos 52 anos, inclusive dos preconceitos e perseguições (até dos ‘chapéus de bico’, policiais) do início das atividades, mas também foi uma homenagem à mãe de Gertrudes, que hoje conduz a Tenda, a dona Jesuína, da Vila Cizoto, figura amada, respeitada, conhecida por as orientações espirituais, dentro da linha afro, que ministrou durante toda a sua vida, através da Tenda de Umbanda Caboclo Caramã e Pai Cesário. Ela faleceu em 30 de março de 2010.

Mãe Zuina, como era conhecida, deixou duas filhas, oito netos e seis bisnetos, à época. Jesuína faleceu aos 85 anos de idade, às 7h de 30 de março de 2010, uma terça-feira, era viúva, e já tinha complicações de saúde.

A filha, babalorixá Mãe Gê, chamada pelos filhos de fé como ‘madrinha’,  adotou inúmeros filhos, embora muitos dos quais não professassem sua crença, como o Professor José Sant’anna, ideólogo Metodista, e também o casal Caia e Iscilla Piton que, com origem kardecista, relembrou que, como gestores do então Tuti Resort, criou o conceito de culto interreligioso, reunindo catolicismo, evangélicos, espíritas de diversas raízes, uma vez ao ano, e que hoje prossegue em diversos locais, tendo a participação também de padre Ivanaldo Mendonça (Paróquia de São José), que não pode comparecer à celebração de anteontem.

Na oportunidade, uma das filhas de fé, Roseane, entregou para Mãe Gê a formalização legal, devidamente registrada, da recém-criada Associação da Tenda de Umbanda Caboclo Caramã e Pai Cesário, para o desenvolvimento de mais atividades e divulgação.

Confira a celebração na cobertura exclusiva do Diário de Olímpia, em que o casal Leonardo e Laudiceia Concon também deram o seu testemunho na Tenda.

A CELEBRAÇÃO NA TENDA CONDUZIDA POR MÃE GÊ:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here