ana-lauraPor Ana Zangerolami — A educação financeira, orçamental, o aprendizado de como lidar com o dinheiro, gastos, e ganhos infelizmente não é ensinada nas escolas por aqui.

A educação financeira deveria ser matéria obrigatória nas escolas; como saber como calcular nossos gastos, mesmo quando adolescentes, para aprender a valorizar aquilo que nos é proporcionado? Como controlar a mesada afim de economizar ao final do mês? Como guardar dinheiro para que esse dinheiro “cresça”? Como anteriormente dito, a poupança pode não ser a solução.

Leia Mais

Você sabe investir para incrementar a sua renda? Saiba como começar

Nós, os brasileiros, fomos educados para não investir, crescer; se não aprendermos a cuidar do nosso próprio orçamento, como  crer que investir ou valorizar os gastos e ganhos não é algo essencial? Controlar os ganhos e gastos exigem paciência, anotações, controle pessoal e organização.

Então, como aprender a calcular seu orçamento e aprender a se organizar financeiramente, afim de economizar para investir e ter uma perspectiva de um “futuro melhor”?

Como disse anteriormente, precisamos de paciência e organização. Existem planilhas diversas espalhadas pela internet sobre como calcular seu orçamento, usando como base seu salário e mostrando-lhe o resultado do mês decorrido; que pode ser positivo ou negativo.Devemos evitar que os meses sejam negativos, por isso, é sempre importante que os gastos sejam colocados na planilha quando ocorrerem, assim como as entradas de dinheiro.

Nessas planilhas leva-se em conta todo tipo de gasto; farmácia, médicos, educação, alimentação, transporte, entre demais gastos com lazer etc.

Aprender a controlar o orçamento exige disciplina, porém ajuda a manter o controle sobre o quanto ganha e o quanto gasta. Quando estiver no vermelho , ou quase lá, na metade do mês, é preciso “segurar as pontas”. Afim de manter o prejuízo o menor possível.

Se isso ocorrer de modo disciplinado, com toda a certeza você aprenderá a economizar e a controlar seus gastos, e não apenas saber a quantia que entra no mês.

Colocarei aqui a planilha da BMF Bovespa  sobre como calcular o orçamento pessoal:

Espero que ajude todos vocês, leitores, a conseguir controlar suas entradas e saídas de dinheiro, assim pode-se pensar em como investir o montante economizado.

OBS: Lembro-os que estou sempre aberta a sugestões e dúvidas. O e-mail disponível abaixo estará sempre aberto à vocês.

* Ana Zangerolami é (quase) formada em relações internacionais e economia, adora moda e investimentos e escreve por hobby. E-mail:[email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here