A Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal (SC) abriu o Desfile de Encerramento do 58º Festival de Folclore de Olímpia neste domingo (14), último dia do evento no Recinto do Folclore. O Desfile desceu, tradicionalmente, a Avenida Menina Moça, onde o público pode interagir com cada grupo folclórico ou parafolclórico que se apresentava e, ao final, eles se confraternizaram na arena interna do Recinto, mudança que pegou muita gente de surpresa, por isso a multidão se reuniu lá fora mesmo, mesmo sem arquibancadas. Confira o vídeo exclusivo:
Antes desse primeiro grupo, por sinal homenageado da atual edição do Fefol, viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar – inclusive a recém-conquistada Patrulha Rural, e a Guarda Civil Municipal (CGM) abriram o cortejo.
Na sequência, alunos da EMEB Joaquim Miguel dos Santos, também homenageando o Boi de Mamão do Pantanal e suas figuras características.
Depois, a capoeira do Mestre Zé Kokão (vereador e presidente da Câmara, e tradicional mestre dessa arte em Olímpia).
Na ordem, ainda com grupos de Olímpia: Associação de Artes Cênicas e Solidariedade Anástasis, Grupo de Danças Parafolclóricas Menina Moça (GODAP), Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, Companhia de Santos Reis Os Visitantes de Belém (mestre Geraldo), Companhia de Santos Reis Mensageiros da Paz, Terno de Moçambique São Benedito (Capitão Adelis Paula dos Santos), Companhia de Santos Reis Os Filhos de Maria, Companhia Reis Magos do Oriente (embaixador Antonio Miguel Alves), Companhia de Reis Lapinha de Belém (embaixador Durvano), Os Catireiros de Olímpia Nossa Senhora Aparecida, Companhia de Santos Reis Fernandes, Companhia de Reis Estrela da Guia.
Depois, vieram os grupos de outros Estados ou regiões do Estado: Sabor Marajoara (Belém,PA), Grupo de Manifestações Parafolclóricas Parananin Carimbó (PA), Parafusos, de Lagarto (SE); Ciranda de Roda de Lagarto (SE), Grupo Cultural Xique Xique (AL), Terra da Luz (Fortaleza-CE), Maracatu Az de Ouro (CE), Batalhão de Bacamarteiros (Carmópolis, SE), Balé Popular Papanguarte (Bezerros, PE), Mineiro Pau e Boi Pintadinho (RJ), Fandango de Tamanco Cuitelo, de Ribeirão Grande; Cordão Folclórico Tatuiense (SP), Filhos de Itamogi (MG), Congada Três Colinas (Franca, SP), Vilão Nossa Senhora de Fátima (GO), Banda de Congo Beatos de São Benedito, de Vila Velha (ES).
Ainda no Desfile de Encerramento, na ordem, veio o tradicional grupo folclórico de Olímpia Terno de Congada Chapéu de Fitas, trazendo o capitão José Ferreira em uma cadeira de rodas, tocando e cantando.
Depois, o Terno São Benedito; Bumba Meu Boi de Guarujá (SP), Grupo Parafolclórico Por do Sol (PR), e, como não poderia ser o contrário, o final foi com os Estradeiros, carros e motos possantes, triciclos e até um veículo ‘estranho’ que, segundo o dono, de Rio Preto (SP), viaja por todo o País.
Confira o vídeo acima com a íntegra, em alta resolução, deste Desfile na Avenida Menina Moça.