O primeiro dia do 58º Festival de Folclore de Olímpia neste sábado (6), após dois anos em formato híbrido devido à pandemia, preencheu todos os espaços do Recinto do Folclore: parque de diversões, barracas de gastronomia e comércio e, principalmente, o Pavilhão de Artesanato e Turístico, patrocinado pelo GR Group; a Vila Caipira pelo Hot Beach; e a Arena com hasteamento dos pavilhões, cerimônia de abertura com 450 crianças e convidados e apresentação posterior de 12 grupos no palco principal. Fotos e vídeos Fábio Cross, Leonardo Concon, Edinaldo Luppi e transmissões ao vivo do Diário (mais de 10 mil visualizações).

Em 2022, o Festival do Folclore de Olímpia chega à sua 58ª edição, celebrando o Jubileu de Dália, conforme o legado deixado pelo seu idealizador, Professor José Sant’anna. Com o tema “Olímpia é o Folclore Brasileiro”, a festa recebe representantes de 18 Estados. Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras. Do total, 35 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos.

Primeiramente, foi a inauguração do Pavilhão de Artesanato e Lançamento do Anuário 2022, na Barraca A, com a presença do secretário estadual da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; do secretário executivo da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; do diretor institucional da TV Tem, Luiz Ricardo Queiroz; do diretor do GR Group, Rodolfo Rezende; além do prefeito Fernando Cunha e vereadores, representantes dos grupos folclóricos e parafolclóricos. Veja como foi ‘ao vivo’ pelas redes sociais ontem:

Na sequência, o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Fernando Cunha, Tiro de Guerra 02-025 e grupos convidados.

No palco principal, os apresentadores Marcos Paiva (TV Tem) e radialista Luiz Carlos Queiroz, deram início à cerimônia de abertura, com as crianças da rede municipal e convidados e a recepção dos grupos participantes deste ano, com cerca de 450 pessoas se revezando em diversos cenários apresentados ao público.

Depois, as autoridades foram chamadas ao palco onde houve as palavras da secretária de Cultura e Turismo, Priscila Foresti (Guegué); do secretário de Estado Sérgio Sá Leitão (Cultura e Economia Criativa); e do prefeito Fernando Cunha que anunciou que a Fundação Roberto Marinho, através da presença do secretário executivo João Alegria, financiará o Museu de História e Folclore a ser construído dentro do Recinto do Folclore (o Diário já tinha anunciado anteriormente a mudança do local, mas o patrocínio da FRM é novidade).

Confira pela transmissão do Diário:

PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO (7)

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS NESTE DOMINGO

Na manhã deste domingo (7) houve a tradicional Missa em Ação de Graças pelo Festival do Folclore, conhecida como Missa dos Violeiros. Se não foi, acompanhe pela transmissão do canal oficial do Fefol:

PROGRAMAÇÃO ATÉ DOMINGO

A partir desta segunda-feira (8), até  sexta-feira (12), programação infantil no Recinto, às 8 horas, com a Gincana de Brincadeiras Tradicionais Infantis e a Folclorança, que incentivam as crianças a conhecerem brincadeiras antigas e confeccionarem brinquedos, resgatando a cultura da época dos pais e avós.

Na parte da tarde, a partir das 14h, também de segunda a sexta, será realizado o Minifestival, com a participação das escolas municipais interpretando as danças típicas dos Estados e dos grupos visitantes.

Fora do Recinto, de segunda a sexta, às 9h, haverá a Peregrinação com a passagem dos grupos pelas ruas do comércio central da cidade, com uma grande confraternização no sábado pela manhã (13), na Praça da Matriz.

Na quarta-feira (10), às 8h30 ocorre o Simpósio de Estudos Etnomusicológicos, voltado aos pesquisadores, acadêmicos e estudiosos da música, da arte e da cultura popular, que este ano abordará o Centenário da Semana de Arte Moderna.

Na sexta-feira (12), às 8h, será feita a Visita ao Túmulo do Professor José Sant’anna.

Todos os dias a partir das 20h, começam as atividades no Recinto. Além do Palco da Arena, há ainda a programação cultural da Casa do Caipira (Vila Brasil), marcada pelos tradicionais shows de violeiros e música raiz, e duas atrações novidade na edição deste ano: a Passarela do Folclore e o Circuito de Santos Reis, que consistem em intervenções culturais dos grupos visitantes e das Companhias de Reis, em diferentes espaços do Recinto, levando as apresentações e a interação com o público para além da arena.

No domingo (14), último dia do festival, acontece o tradicional Desfile de Encerramento, às 9h, na avenida em frente à entrada principal do Recinto e, a partir das 20h, a Cerimônia de Encerramento e o último dia também da programação noturna. Toda a programação é gratuita e, além de prestigiar presencialmente, o público poderá acompanhar as apresentações de palco, pela internet, com transmissão ao vivo nos canais oficiais.