O livro “Um diplomata no Cativeiro” será lançado na Livraria da Travessa/Ipanema, Rio, no próximo dia 20. A obra é mais um lançamento da Bella Editora, de Ana Landi, e foi escrita pela jornalista Ana Paula Alfano, após uma série de entrevistas, vasta pesquisa e muita dedicação. A escritora olimpiense Sheila Ribeiro Pereira (“Murta Delle Murate”) foi a preparadora do texto.

O lançamento na capital paulista se dará no dia 25, na Livraria da Travessa/Pinheiros.

“Me sinto imensamente honrada em poder dizer que colaborei (minimamente, na preparação de texto), com o resultado final desse livro tão importante, que registra, com riqueza de detalhes, o sequestro do cônsul brasileiro pelo MNL-Tupamaros, no Uruguai”, comentou Sheila ao Diário, hoje (13).

Recentemente, Sheila participou do retorno da Bienal do Livro, na capital paulista, após dois anos de intervalo devido à pandemia, realizando autógrafos, recebendo até a Monja Coen (foto), ocasião em que houve troca de livros. Monja Coen, é uma monja zen budista brasileira de ascendência portuguesa, e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão.

Em 1970, o drama vivido pelo cônsul Aloysio Marés Dias Gomide, sequestrado no Uruguai pela guerrilha de esquerda tupamara, ganhou as primeiras páginas de todos os jornais e revistas brasileiros.

Maria Aparecida Gomide, sua esposa e mãe de seus filhos, foi à luta para levantar o valor exigido como resgate e tomou a frente das negociações com os sequestradores.

Detalhes sobre o cativeiro de Gomide e a campanha de sua esposa para salvar sua vida nunca haviam sido revelados, até hoje.

O livro aborda o lado privado da história. Por isso é um relato fiel e histórico.

  • Editora ‏ : ‎ Bella Editora (1 julho 2022)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 200 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 6587293085
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6587293080
  • Idade de leitura ‏ : ‎ 15 anos e acima
  • Compre aqui