“Era uma vez…”

Quantos de nós já ouvimos e lemos esta breve introdução nos livros. Para os alunos do Jardim I e II, o contato com esta introdução e os livros está cada vez mais presentes devido ao Projeto Incentivo à Leitura, desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino. A Secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia visa incentivar e sensibilizar as crianças para a leitura, bem como despertar a imaginação, a criatividade e a fantasia evocadas pelas histórias.

O Projeto é realizado todo o segundo semestre do ano letivo e inicia com uma oficina ministrada na sede da Secretaria de Educação, no mês de julho, para Professores e Coordenadores. A oficina apresenta a biografia do autor que terá as obras trabalhadas. Este ano a autora escolhida é a mineira Sônia Junqueira, escritora da coleção Estrelinha, que possui três volumes.

De acordo com a Coordenadora de Educação Infantil, Luciana Diniz Spagnol, os alunos têm contato com contos de fadas, gibis, fábulas e os livros do Projeto. “Estamos trabalhando com os três volumes, no caso denominado Estrelinhas. O primeiro nós trabalhamos o início de alfabetização, o segundo é destinado a crianças que já começam a ler palavras simples e o volume três é para quem já está alfabetizado”, explica.

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“Algumas crianças já saem do Jardim II, com cinco anos, já alfabetizadas, embora não seja obrigação da Rede. A Educação Infantil não tem a obrigação de alfabetizar (nesta faixa etária), mas muitos, por conta do Projeto Incentivo à Leitura e do trabalho em sala de aula, já saem alfabetizados”, complementa a Coordenadora.

FANTOCHES

O Projeto é dividido em uma série de ações. Primeiramente o professor realiza a leitura do livro para as crianças, explicando a história e mostrando as imagens nele contido. Após este procedimento as crianças “contam” ao professor o que elas entenderam sobre a obra, tanto por palavras, quanto por desenho. Terminado isso, o professor realiza uma releitura da obra com as crianças, seja com desenhos, teatros ou fantoches.

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“Na escola Anjo da Guarda (na Cidade Mirim), a professora Fernanda dos Santos Sgorlon e os alunos fizeram uma releitura do livro ‘O Menino e o Muro’, quando os alunos fizeram desenhos em uma cartolina representando aquilo que o personagem principal fazia no muro de sua casa – o menino colocava todos os desenhos da vida dele no muro para deixar a casa mais feliz. A professora teve a sensibilidade de colocar as crianças para fazer a releitura nas cartolinas, com elas fixadas no muro”, contou a coordenadora Luciana Spagnol.

Para a professora Fernanda Sgorlon,
realizar este tipo de trabalho é muito importante para o desenvolvimento do aluno, já que além de estimular o interesse pela leitura faz com que a criança se sinta na história. “Eu acho que as crianças se colocam nas histórias, o linguajar do livro é muito do que elas vivem diariamente. E a escola propicia o desenvolvimento da imaginação delas com estas ações, e a criança procura outros livros por conta do incentivo que o professor dá”, observa a professora.

O resultado do Projeto, segundo a Coordenadora, é percebido nos índices alcançados no Ensino Fundamental. “Porque, começando desde cedo, elas têm condições de fazer uma redação, uma história em sequência, ter noção temporal e isto tudo vem da Educação Infantil”, acrescenta a coordenadora.

Neste final do mês de outubro e início do mês de novembro serão feitas as culminâncias nas escolas, quando será trabalhada a releitura em forma de teatro e artesanato produzidos pelos próprios alunos, tendo como base os livros pesquisados.