As marchinhas do cantor e compositor Wadão Marques e sua banda deram início ao Carnaval de Olímpia, no sábado à noite, dia 25. Com o tema “Cidade das Águas Quentes, vem sambar com a gente”, a folia aconteceu na Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´Anna’. Na primeira noite da festa de momo, muitas famílias olimpienses e turistas prestigiaram os shows.

Crianças se divertem no matiné
Crianças se divertem no matiné

Wadão e Banda subiram ao palco por volta das 22h30 e cantaram aproximadamente duas horas. Por conta da chuva, os foliões se concentraram na arquibancada coberta do Recinto e também nas barracas.

Wadão e sua Banda
Wadão e sua Banda

A segunda atração da noite, a Banda Hera, grupo formado por dez músicos olimpienses, levou ao público o melhor do ritmo da Bahia. Um misto de rock e axé incendiou o Recinto e levantou os foliões na arquibancada. “Foi um show maravilhoso, uma energia contagiante vinda dos foliões”, comemorou o cantor Emerson, vocalista da banda.

Banda Hera
Banda Hera

O carnaval no Recinto atraiu muitos turistas. Jurandir Silveira de Jesus, 52 anos, que mora na Praia Grande, litoral paulista, veio a Olímpia pela segunda vez para passar férias e curtir o Thermas dos Laranjais. Passou o dia no parque com a família – a esposa, os dois filhos, a mãe e a sogra – e, à noite, foi ao Recinto brincar o Carnaval. “Esse lugar (Recinto) é lindo. Enorme. Uma bela estrutura. Estamos adorando. É um Carnaval bonito e tranquilo para trazer a família”, disse o turista.

De Olímpia, Silmara de Jesus dos Santos, moradora na Cohab III, levou os netos para curtir a folia e gostou do que viu. “As bandas arrasaram. Gostei muito dos shows. Temos de valorizar nossos talentos”, disse.

Parte do público nas arquibancadas do Recinto
Parte do público nas arquibancadas do Recinto

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Maria Justina Boitar Riscali, a Tina Riscali, elogiou o público que, apesar da chuva, permaneceu animado até o fim. “Toda mudança gera curiosidade, gera crítica, expectativa. O que nos motivou a realizarmos o Carnaval no Recinto foram três fatores principais: conforto, custo-benefício e segurança. E acredito, sim, que isso foi cumprido. Estamos vendo aqui famílias e turistas e nenhum incidente registrado”, disse a secretária.  O Carnaval de Olímpia prosseguiu no domingo, 26, com o desfile das escolas de samba pela Avenida Menina-Moça.

Na segunda-feira, 27, a chuva não apareceu e o Recinto atraiu maior número de foliões. Quem abriu as apresentações foi o grupo Samba 71, banda de Ribeirão Preto que relembrou os bons e velhos sambas (os mais conhecidos) e os pagodes dos anos 90.

Samba 71 no palco do Carnaval no Recinto do Folclore
Samba 71 no palco do Carnaval no Recinto do Folclore

Depois, quem subiu ao palco foi o cantor e compositor Wesley Mattos, de Olímpia, que agitou o público e atraiu os foliões à arena.

Wesley Mattos
Wesley Mattos

Na terça-feira, 28, as escolas de samba retornaram à Avenida Menina-Moça para a segunda apresentação. Foi o primeiro desfile da história do Carnaval de Olímpia realizado naquele local.

Nas tardes de domingo e terça-feira, crianças e adolescentes se divertiram nas matinês, realizadas na barraca da APAE, que foi decorada para a festa. A folia teve sorteio de brindes e brincadeiras e a criançada entrou no clima, marcando presença fantasiada.