A Tereos, empresa atuante na produção de açúcar, etanol e bioenergia, promoveu um Seminário de Apicultura na Casa de Cultura de Olímpia. O evento teve como objetivo reunir profissionais do setor para debater temas como melhoramento genético, novas tecnologias e empreendedorismo.

Os palestrantes no seminário incluíram David De Jong, professor da Universidade de São Paulo (USP), que discorreu sobre tecnologia e nutrição em apicultura, e Ricardo de Oliveira Orsi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, que compartilhou informações sobre melhoramento genético. Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) também participaram, abordando o tema do empreendedorismo no setor apícola.

O evento está alinhado à estratégia de sustentabilidade do grupo Tereos, que engloba iniciativas visando à proteção ambiental e à promoção da biodiversidade.

Iniciativas e Ações Voltadas a Apicultores

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as abelhas desempenham um papel crucial na agricultura, sendo responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas.

Nesse contexto, desde 2021, a Tereos tem desenvolvido diversas ações direcionadas a apicultores da região. Entre elas, o levantamento de colmeias nas proximidades de suas unidades e a oferta de orientações e treinamentos para apicultores. Cursos sobre nutrição e alimentação apícola, produção de rainhas e, previsto para este mês, um curso sobre produção de núcleos e multiplicação de abelhas já foram realizados neste ano.