Durante o período de saída temporária na região, a Polícia Militar mantém vigilância constante sobre os detentos beneficiados, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Poder Judiciário. No total, 1.786 detentos da região de São José do Rio Preto, que inclui Olímpia, foram liberados para a “saidinha” temporária. Deste total no Estado de São Paulo, a PM deteve 142 infratores que não cumpriram as regras impostas.

Não há informações de quantos presos da região, ou olimpienses, foram (ou não) recapturados.

A saída temporária é o primeiro benefício do tipo concedido em 2024, permitindo aos detentos que cumpriram parte da pena e têm bom comportamento o direito a mais quatro saídas ao longo do ano, de acordo com a legislação federal vigente.

O acompanhamento detalhado realizado pela PM resultou na prisão de 78 detentos no primeiro dia da saída, seguido por 64 no dia subsequente. O volume de detenções reflete o total de presos beneficiados no estado, com a região de Olímpia integrando o levantamento do Centro de Operações da PM (Copom).

Em linha com as normas da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Tribunal de Justiça de São Paulo, a PM verifica o cumprimento das condições da saída temporária durante abordagens, como o respeito ao horário permitido de circulação e a permanência no domicílio informado à Justiça.

Detentos flagrados em descumprimento são submetidos a exames de corpo de delito e reconduzidos aos estabelecimentos prisionais. A operação faz parte das ações de controle da SSP, que visam garantir a segurança pública e a correta reintegração dos detentos na sociedade.