Estamos às vésperas de mais um feriado e não é qualquer um no calendário do País. É que o dia 15 de novembro celebra a Proclamação da República, feriado nacional. Os 134 anos da República relembram a assinatura, feita em 1889 pelo marechal Deodoro da Fonseca, do decreto que resultou na queda da monarquia e na instauração oficial do sistema republicano. Para destacar essa data, o Diário entrevistou hoje (14) Gustavo Pimenta, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara de Olímpia.

A entrevista abordou diversos temas, enfocando a importância do feriado da Proclamação da República e a evolução política do Brasil. Pimenta ressaltou “a maneira rápida e inesperada como a República foi proclamada no Brasil e a aceitação de Dom Pedro II diante das mudanças”. Ele mencionou o plebiscito de 1993, que confirmou a República como forma de governo no Brasil, chegando aos dias atuais com a nova Constituição de 1988.

Pimenta também discutiu o desenvolvimento político e turístico de Olímpia, destacando a transformação da cidade em um destino turístico importante, principalmente por meio do Thermas dos Laranjais, na gestão em que foi vice do então prefeito Geninho Zuliani. Ressaltou o trabalho empreendedor do fundador do parque, Benito Benatti. E, claro, creditou parte desse sucesso às mudanças políticas e institucionais pós-Proclamação da República, enfatizando o papel da política na melhoria da vida comunitária.

Além disso, Gustavo expressou “seu amor pela política e sua disposição em continuar contribuindo para o desenvolvimento de Olímpia”. Com experiência tanto no Executivo quanto no Legislativo, enfatizou a importância de “projetos amplos que beneficiem toda a comunidade, não apenas grupos específicos”.

Por fim, Pimenta, que também é advogado, falou sobre sua carreira no Direito, com foco na área comercial, e reiterou seu “compromisso com a boa política, vendo-a como uma ferramenta para ajudar as pessoas”.

A entrevista refletiu sobre como a política e a história influenciam o desenvolvimento de uma cidade e como indivíduos comprometidos podem fazer a diferença na comunidade.