Um aluno de 14 anos, Marcos Vinicius Pires Silva, veio a falecer em circunstâncias súbitas na Escola Estadual Dr. Wilquem Manoel Neves, no bairro Cizoto, em Olímpia. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) após o estudante sentir-se mal durante as atividades escolares. Ele completou 14 anos dia 30 passado. Veja a nota da Secretaria da Educação ao final

O boletim de ocorrência, registrado na tarde de quinta-feira pelo escrivão Luiz Carlos Ferreira Júnior, detalha que o aluno, após se queixar de dores de cabeça, desmaiou e não respondeu aos estímulos dos presentes.

Mãe e filho: triste perda na manhã de hoje – Fotos redes sociais

Conforme declaração na Delegacia de Polícia Civil, a coordenadora Erica Lucia Bagatini Saud Franco presenciou o evento, relatando que o mal-estar do aluno aconteceu pouco tempo depois do intervalo. Apesar da intervenção imediata dos professores e do atendimento emergencial pelo SAMU, o aluno sofreu três paradas cardíacas em sequência, levando a sua morte confirmada posteriormente na UPA.

Monica Da Silva Pires, mãe do estudante, também presente na Delegacia, disse que Marcos não possuía problemas de saúde e que na noite anterior ele havia reclamado de dores de cabeça, tendo tomado paracetamol. Ela também relatou que o filho não realizou atividades físicas durante o intervalo escolar devido ao intenso calor que vem ocorrendo.

A Polícia Civil, através do delegado Marcelo Pupo de Paula, determinou o esclarecimento das causas do óbito. O corpo foi enviado ao Serviço de Verificação de Óbito de Barretos para necropsia.

A intenção da família, segundo o pai Francisco disse ao Diário, é levar o corpo do filho para a Bahia, onde estão os seus parentes.

NOTA DO SAMU

O adolescente de 14 anos teve uma parada na escola estadual Wilquem Manoel Neves, foi acionado o SAMU, que prestou todo o atendimento necessário, inclusive com manobra de ressuscitação, mas o paciente teve outras paradas cardiorrespiratórias e veio a óbito.

NOTA DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do estudante e se solidariza com toda a família e equipe escolar.

Assim que soube que o estudante estava passando mal, a gestão da escola chamou os responsáveis e o Samu, que o levou imediatamente ao hospital, mas infelizmente veio a óbito.

A equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (CONVIVA SP) está dando suporte toda a comunidade escolar com psicólogos que iniciaram o acolhimento nesta quinta (16) e se estenderá até segunda.