“Eu sempre falo, pode até ter prefeito melhor do que, mas Primeira-Dama vai ser difícil encontrar” – o elogio é o do prefeito Renato Azeda, de Guaraci, quando questionado pelo trabalho desenvolvido por sua mulher, Andrea, junto ao Fundo Social e Assistência Social de sua gestão. “Os projetos dela são de encher os olhos, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante), o carinho com idosos e crianças, e até o trabalho que desenvolve junto às futuras mamães”, acrescenta Renato.

A entrevista na íntegra pode ser vista abaixo:

Quanto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Renato disse que “este sempre foi um projeto que Andrea queria desenvolver em parceria com a fonoaudióloga Patrícia, e também o NAE, buscando apoio aos jovens, estudantes, a quem precisa, respeitando as suas singularidades, deficiências e buscando soluções para melhorias que se fazem necessárias”.

O trabalho de Andrea Azeda junto à gestão atual de Guaraci “foi fundamental durante a pandemia e continua sendo, atendendo a população mais carente, sem assistencialismo pura e simplesmente, mas vai atrás da pessoa que precisa, ajuda naquele momento difícil, e oferece condições para ela seguir o seu caminho com dignidade, ela sempre está preocupada em oferecer cursos profissionalizantes, por exemplo”.

GESTANTES: PRÉ-NATAL, PALESTRAS E ATÉ BOOK

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Primeira-Dama Andrea Azeda, em Guaraci, está o voltado às futuras mamães, gestantes que precisam, em um primeiro momento, de exame pré-natal e, depois, palestras educacionais e, finalmente, se tiver uma presença acima da média, receberá um ensaio fotográfico ao lado do futuro papai, e até um enxoval.

Andrea acompanha Renato no Palácio dos Bandeirantes: conquistando Cozinha Industrial e viatura rural

“É um carinho, um capricho, com essas gestantes, que nunca vi igual. As palestras são em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e se atingir 70% a 80%$ de presença, a gestante ganha um ‘kit’, uma bolsa fantástica com roupas até bordadas com o nome do futuro bebê, fraldas, toalhas, e depois ela ganha uma tarde de beleza, com tudo o que tem direito, até um ensaio fotográfico, um ‘book’, ao lado do marido, isso traz muita dignidade para quem está sendo assistido em um momento de dificuldade”, comenta o prefeito.

Renato também cita ‘outro projeto fantástico’ da Primeira Dama, que é o voltado para a melhor idade, os idosos, ela reuniu 30 deles, 15 que tiveram Covid-19, e outros 15 que não tiveram a doença, e desenvolve com eles um acompanhamento médico, atividades físicas como musculação, pilates, apoio com nutricionista. “Ela tem muito amor pela Terceira Idade e sempre busca o melhor”, assinala.

Finalmente, o prefeito revela que em breve Guaraci fará a reforma do Centro de Convivência do Idoso, “tivemos problemas na licitação, mas já tem data para começar, aí sim dará mais condições para a Andrea desenvolver esse trabalho com a nossa Melhor Idade, afinal, esse é o diferencial da Primeira Dama, tratar muito bem dos idosos e das crianças, só tenho a agradecer”, conclui Renato Azeda.