A unidade móvel de castração de cães e gatos, o Castramóvel, foi inaugurada nesta terça-feira (27). O serviço permanecerá por seis meses em Schimtt, distrito de São José do Rio Preto (SP). Após este período, ele se deslocará para outras regiões.

De acordo com a prefeitura, o Castramóvel custou R$ 120 mil. A verba foi adquirida com recurso liberado pelo Ministério da Saúde. O trailer é totalmente equipado para fazer procedimentos e cirurgias com segurança.

A expectativa é que 30 castrações sejam realizadas por dia. Além disso, a unidade também promoverá a prevenção à leishmaniose visceral por meio do controle populacional de cães e gatos.

“Os agentes de saúde levarão orientações aos moradores sobre a castração. Eles também ensinarão os moradores sobre o contágio da doença e, principalmente, a evitar o verdadeira vilão: o mosquito palha”, afirma Abner Wagner, gerente da Vigilância Ambiental.

Ainda segundo o Executivo, os interessados no serviço devem residir na área de abrangência e procurar o local de estacionamento do trailer para agendar o atendimento.

As castrações continuam sendo realizadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São José do Rio Preto normalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here