Os líderes regionais e estaduais que participaram do SBT Conecta, em Rio Preto,​ no ano passado,​ jamais imaginariam que uma pandemia preencheria o calendário do ano seguinte, mudando os rumos de todo o mercado mundial, alterando planejamentos e exigindo resiliência de cada gestor para conseguir enfrentar ​os estragos da covid-19.

No setor do turismo, o impacto da ​doença, causada pelo novo coronavírus,​ teve a​ mesma proporção e provocou o fechamento de parques termais, hotéis, museus​, além de cancelar grandes eventos e praticamente apagar o primeiro semestre de 2020 ​no calendário econômico.​

O SBT Conecta Live retorna ​neste ano​, agora pela internet, nesta quinta-feira (30), das 19h às 21h, para abrir o debate em como retomar o setor com responsabilidade ​e bons resultados a partir de 2021.

​Participarão do SBT Conecta Live o secretário de turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa de SP, Itamar Borges, o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha e os empresários Alexandre Zuba​​ran, CEO do Grupo Enjoy Olímpia e Aldo Leone, ​CEO da operadora de turismo Agaxtur.

A live será​ mediada pelo apresentador e gerente de jornalismo da emissora, Marcelo Casagrande e a transmissão será feita pelo Tela 2, plataforma de vídeos e streaming do SBT no interior.​​

“Nós temos cidades em nossa região que têm o turismo como sua principal atividade econômica e Olímpia é a que tem maior relevância nesta questão. Por isso, o SBT está trazendo esse tema para discussão porque queremos entender como os agentes enxergam a retomada do setor a partir do ano que vem”, explicou o diretor-geral do SBT no interior, Luiz Barretto.

Para o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, a pandemia abrirá uma nova oportunidade para o turismo regional, que poderá ser explorada.

“Diante do cenário que estamos vivendo, acredito que as viagens de longa distância sofrerão uma queda devido à insegurança das pessoas em frequentar voos e aeroportos. Dessa forma, temos a expectativa de que o turismo regional, o interior sejam mais seguros para as famílias que poderão viajar de carro e buscar locais com menor aglomeração. Temos mantido diálogo constante com a iniciativa privada em nossa cidade e com as lideranças da região para analisarmos a retomada e estamos otimista para que o setor, mesmo com os desafios do momento, saia fortalecido dessa crise”, disse.

Ainda segundo Cunha, Olímpia tem mais de 60% de sua economia gerida por parques, hotelaria e serviços atrelados ao setor e buscar formas para esse retorno das atividades deve ser discutido.

“O assunto deve estar em pauta de nossas discussões para buscarmos juntos as alternativas que mantenham ativas a economia e a geração de emprego​. A imprensa é fundamental desde sempre para comunicar as pessoas e vejo com um dos principais canais parceiros neste momento também, podendo acompanhar de perto todas as medidas que serão definidas quando for possível o retorno das atividades e informar a população, incentivando as viagens regionais e orientando sobre a conscientização de todos​”, finalizou.​

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here