Uma reunião na sede da Secretaria Estadual de Justiça, na tarde da última sexta-feira, dia 15, discutiu a ampliação do Fórum da Comarca de Olímpia. Para tratar do assunto, o secretário de Estado, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu os prefeitos de Olímpia, Fernando Cunha, e de Cajobi, Gustavo Sebastião da Costa; o juiz de Direito da Comarca de Olímpia, Lucas Figueiredo Silva; os desembargadores o olimpiense Ronaldo Sérgio Moreira da Silva e Fábio Quadros; vereadores e outras autoridades.

A expansão do prédio é uma reivindicação da comunidade forense, uma vez que o edifício atual foi construído na década de 1920 e hoje o Judiciário aluga cinco imóveis para o desempenho de suas atividades em Olímpia. A Comarca tem cinco varas e abrange, além de Olímpia, os municípios de Cajobi, Guaraci, Severínia, Embaúba e Altair.

Atualmente, o Fórum de Olímpia atende mais de 100 mil pessoas de seis municípios da Comarca, com um movimento processual de cerca de 13.500 ações judiciais, tornando, assim, o espaço físico atual insuficiente para acomodação de processos e funcionários. Além disso, outras dependências ligadas ao Judiciário, como o Cartório Eleitoral e o CEJUSC, estão alocadas em prédios alheios ao Fórum devido à falta de espaço, o que gera despesas extras, descentralização dos trabalhos, necessidade de deslocamento e dificuldade no trabalho dos servidores e no atendimento da população.

A proposta debatida é de construção de um anexo com cerca de 1.900 m² de área construída, cujo projeto será encaminhado para análise técnica da Secretaria, com vistas à formalização futura de um convênio com a Prefeitura de Olímpia.

Durante o encontro, o prefeito de Olímpia e o juiz diretor do Fórum, Lucas Figueiredo Alves da Silva, pediram prioridade para o atendimento da reivindicação entre os municípios do estado. A obra que, seria construída em dois anos, está orçada em aproximadamente R$ 10 milhões de recursos e teria a contrapartida de 20% do município sede.

Para o prefeito Fernando Cunha, a reunião foi fundamental para estabelecer contato com o novo secretário de Justiça e dar continuidade à gestão para a concretização do novo fórum. “Desde o início de nosso mandato, temos buscado parceria junto aos órgãos superiores para conseguir a ampliação e a construção de um novo prédio para atender a demanda do nosso judiciário. Este é o quinto encontro para discutir o tema com a esfera estadual, do qual saí bastante otimista com o empenho do Estado em colaborar com o projeto”, destacou o prefeito.

A obra conta também com o apoio dos prefeitos de Guaraci, Elcio Machado; de Embaúba, Rogério Cleber Peres; de Severínia, Celso da Silva; e de Altair, Brenda Vanessa Squiapati, bem como do deputado estadual Itamar Borges, cujo assessor Carlos José Zigart esteve presente na reunião. Também participaram do encontro o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Edilson De Nadai, presidente da Subseção da OAB de Olímpia, Edson Neves, e o vereador olimpiense, Gustavo Pimenta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA