DA REDAÇÃO — A corrida para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB- SP) já começou, a eleição será dia 18 de novembro.

Um dos candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, é Sergei Cobra, com o lema “Pela Ordem!”. O advogado olimpiense Ivo Aidar, o Ivinho, com banca na capital e um dos mais importantes na área de família, apoia Sergei.

sergeicobra

Ele prega uma entidade mais combativa e altiva, que defenda os interesses da categoria e enfrente o que chama de ‘ditadura do Poder Judiciário e do Ministério Público’ no País.

Ele é um dos cinco postulantes de oposição ao projeto de reeleição de Marcos da Costa, que busca seu segundo mandato.

Ivinho2
Ivinho Aidar

Em Olímpia, segundo revela Ivinho, ele é apoiado por Celso Mazitelli Jr., Pedro Antonio Diniz, José Roberto Cantero, todos ex-presidentes da subsecção local. O conselheiro de Olímpia, na chapa de Sergei é o advogado Danilo Melotti.

Ao Diário, Ivinho Aidar disse que “no período de 1998 a 2003, quando fui conselheiro estadual da OAB-SP, fiz pela subsecção de Olímpia muito mais, mas muito mais mesmo, comparando o que foi feito de 2004 até hoje. Sergei não vai admitir CEJUSC sem a participação dos advogados e vai devolver à classe as prerrogativas que estão sendo constantemente violadas por juízes, promotores e delegados”.

Danilo
Danilo Melotti

O debate em torno das eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB- SP) e suas subseções distribuídas pelo Estado de São Paulo tem ganhado cada vez mais importância com a proximidade do pleito em novembro. Entre as principais temas debatidos estão:

1)    Assistência Judiciária – Aproximadamente, dois milhões de pessoas dependem da assistência judiciária gratuita feita por advogados que atendem ao convênio entre a OAB-SP e o Governo do Estado de São Paulo.

2)    CEJUSC – O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania recém-criado pelo Tribunal de Justiça dispensa a presença do advogado.

3)    Processo Digital – A implementação do processo digital de todas as peças processuais (petições, certidões, despachos, etc) feito de forma abrupta pelo Tribunal de Justiça foi responsável pelo fechamento de muitos escritórios de advocacia.

4)  Prerrogativas (Direitos que regem a atuação dos Advogados) – Nos Fóruns, Cartórios  e Salas de Audiência, os advogados são constantemente desrespeitados em suas Prerrogativas por juízes, promotores, defensores e servidores públicos.

5)  Poder de Estado – A OAB não tem participado de debate em torno de grandes temas do Poder Judiciário, como o debate em torno do Novo Código de Processo Civil e o Novo Código de Processo Penal, além de temas prioritários para a sociedade, tais como Segurança Pública, Educação, Saúde, etc.

6) Subseções OAB – Maior autonomia e independência financeira e administrativa das 244 Subseções.

7) Agilidade da Justiça – Investir na gestão da Justiça para dar celeridade aos processos que tramitam na Justiça, cobrar resultados mais efetivos das Comarcas quanto a agilidade e qualidade nas decisões judiciais.

8) CNJ – Fortalecimento do Conselho Nacional de Justiça, um controle externo do Poder Judiciário que está sendo esvaziado pela atual gestão.

PRERROGATIVAS

Cobra afirma que sua candidatura não é fruto de um sonho pessoal, mas resultado de um projeto desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos, dedicados à defesa das prerrogativas do advogado.

Sergei Cobra
Sergei Cobra

“A categoria está sendo mal tratada. Há determinações do Tribunal de Justiça para não atender advogados depois das 18 horas. E o pior: a atual direção da OAB diz que está tudo bem. Os advogados são aconselhados a representar contra abusos, mas é a Ordem que tem que tomar a frente disso”.

O candidato também diz ser contrário à forma com a qual o Poder Judiciário impôs a implantação do processo digital.

12074956_612514012223123_3427980246962416388_n

QUEM É

Sergei Cobra é advogado criminalista há 20 anos, é sócio do Escritório Zulaiê Cobra Ribeiro Sociedade Advogados, desde 1997. Professor da Faculdade de Direito da FAAP desde 2007.

Formado em Direito pelo Mackenzie em 1995 e em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Sergei Cobra foi professor de Ética e Prerrogativas e Prática Penal na Fundação Armando Álvares Penteado (2007-2014). Na OAB atuou como Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas (2007/2009) e Diretor Secretário Geral da CAASP (2010-2014).

Atividades representativas da Advocacia

  • Diretor Secretário Geral da CAASP/OABSP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) (2010-2014);
  • Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (triênios 2003/2006 e 2007-2009);
  • Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo. (IASP);
  • Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB – Secção São Paulo (2007-2009);
  • Corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (2006)
  • Membro da Comissão de Inscrição do Quinto Constitucional da OAB – Secção São Paulo (2003-2009);
  • Membro Fundador do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, IDDD (2002-);
  • Vice-Presidente Regional São Paulo da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – ABRACRIM (2009-2011).