O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, recebeu na tarde desta quarta-feira (24), Victor Borges, diretor do CODEVAR (Consórcio de Municípios da Região de Barretos) e presidente da Rede Nacional de Conselhos Públicos, entregando em nome da Secretaria de Estado da Saúde quatro respiradores Inspire, desenvolvidos pela Politécnica da USP, no valor unitário de mil reais, quinze vezes mais barato do que os do mercado. A USP não tem nenhum lucro nesse projeto.

O Inspire é um equipamento de suporte respiratório emergencial que atende os requisitos da ANVISA para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda hospitalar causada pela pandemia da covid-19. O equipamento foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP.

Borges ressaltou a importância do projeto coordenado através dos professores da Poli, Marcelo Knorich Zuffo e Raúl Gonzalez Lima, especialista em engenharia biomédica. O ventilador pulmonar desenvolvido pela Poli-USP é mecânico, para ser utilizado em emergências, pois a equipe considerou uma eventual falta de linhas de ar comprimido nos leitos de hospital, o que tornaria necessário o bombeamento de ar para o paciente.

Por sua vez, o prefeito Fernando Cunha, engenheiro que conhece bem a Escola Politécnica da USP, se formou há mais de de 40 anos (turma de 79), enalteceu o projeto Inspire, agradeceu à Codevar, à Saúde estadual e frisou que, com os quatro ventiladores recebidos dobra a capacidade da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, “reconhecidamente um hospital referência de baixa e média complexidade de nossa comarca, atendendo seis municípios”.

Todos irão para a Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA), onde até então três respiradores estavam disponíveis para 10 leitos. Com isso, serão sete respiradores, dobrando a capacidade de ventilação assistida.