Foi realizado no auditório da Casa do Advogado da Ordem dos Advogados de Olímpia (74ª Subsecção) nesta quarta-feira (28) a criação e posse da Comissão de Políticas Criminais e Penitenciárias e, também, ouvir especialistas acerca do “Desafio da Segurança Pública” em Olímpia, com participação de advogados, convidados e alunos da Etec ‘Prof. José Carlos Seno Jr’. O Diário fez a retransmissão na íntegra do evento.

Presidente da OAB local Danilo Melotti empossa Márcia Santos Gazeta como coordenadora regional da nova Comissão

A posse aos novos membros, assim como a condução dos trabalhos, deu-se através do presidente Danilo Eduardo Melotti, e da coordenadora regional da nova Comissão de Políticas Criminais e Penitenciárias, Márcia Santos Gazeta (vice coordenadora da Escola Superior da Advocacia da OAB-SP).

Capitão PM Marlon, vereador Sgt PM Barrera, e Major PM Rodrigues

Como convidados para palestras acerca da Segurança Pública, o vereador Sargento PM Barrera (membro da Comissão de Justiça e Redação do legislativo); Major PM Edson Rodrigues de Oliveira, comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia da PM do Barro Branco, SP, graduado em Direito e, entre outras formações, Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública; e capitão PM Marlon de Assis Magro (comandante da 2ª Cia da PM local, que atuou, também, no comando de Policiamento de Trânsito em São Paulo.

Na mesa, também, o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, da Prefeitura local, Fabricio Raimondo; o superintendente da autarquia Daemo, Tulio Antonio Pinheiro; o diretor-geral da Uniesp Hermes José Aun Bachega; e a vereadora Edna Marques.

Os especialistas convidados apresentaram a sua visão sobre Segurança Pública, lançaram reflexões para advogados e estudantes, e abriram para perguntas (veja a íntegra do vídeo transmitido ao vivo nas redes sociais pelo Diário).

A NOVA COMISSÃO DA OAB OLÍMPIA

Ficou instituído ontem (28) a criação da Comissão Especial de Política Criminal e Penitenciária do Estado de São Paulo, sob a coordenação regional estadual e também da coordenadora da 74ª Subsecção, Márcia Miriam dos Santos Gazeta; e membros Climene Gil Rodrigues de Castro Camioto; Carmem Sílvia Costa Ramos Tanuri; Marco Antonio dos Santos; Galib Jorge Tanuri e Bianca Falcão.

Segundo esclareceu a coordenadora Márcia Gazeta, “o objetivo da Comissão é estudar, compreender e implementar políticas de humanização e conscientização que possam levar à transformação de pessoas em situação de encarceramento. Em linhas gerais, o coração da Comissão é o acesso à Justiça como nosso maior propósito, partindo da perspectiva de que a democratização passa pelo respeito intransigente aos direitos individuais, como o devido processo legal, a ampla defesa e a presunção da inocência”.