Era o ano de 2007. Na cidade de Olímpia, o padre desafiou os fiéis para, no dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, louvar e bendizer a Deus pelas bênçãos e graças alcançadas por intercessão de Maria, a quem os cristãos se dirigem como Nossa Senhora, escolhida por Deus, para trazer em seu ventre Jesus Cristo, nosso Senhor. Se mãe de rei é rainha, é justo, digno e lícito atribuir a Maria títulos que evidenciam a grandeza da obra de Deus realizada em sua vida, assim como sua disponibilidade, fazendo-se serva do Senhor, como atesta o Evangelho e, por isso, modelo para os cristãos de todos os tempos. O desafio foi acolhido pelo coração de aproximadamente 250 pessoas.

ivanaldo-mendoncaNeste ano, 2016, no dia 12 de outubro, as ruas próximas ao local de saída foram tomadas. Ás seis da manhã, cerca de 3000 pessoas estavam apostas para participar da décima edição da caminhada em louvor a padroeira do Brasil, cujos preparativos tiveram início no dia 24 de setembro, com a acolhida de uma imagem oficial, vinda do Santuário Nacional de Aparecida.

Neste ano não celebramos apenas uma data especial, mas sim, tudo aquilo que este tempo, esta caminhada, e todas as atividades que dela decorrem realizam no coração, vida e história de milhares de pessoas: as que se dispõem a caminhar; as que curtem ou compartilham postagens através das redes sociais; as que, impossibilitadas de percorrer o caminho com as pernas, percorrem-no com o coração, em oração, de maneira especial, idosos e enfermos, visitados antes da caminhada, e que neste ano somaram cerca de 2700 pessoas.

Por obra e graça de Deus a caminhada tornou-se, verdadeiramente, caminhada da fé, expressando dois movimentos espirituais básicos. O primeiro: a capacidade que o povo tem para agradecer, levando no coração sentimento de louvor e gratidão a Deus, de forma que quatro ou mil quilômetros seriam insuficientes para expressar tamanha fé. Não obstante os desafios da vida caminham como combatentes na fé, sem esmorecer. O segundo: a capacidade do povo de abandonar-se nas mãos de Deus, levando no coração e apresentando a Deus, por intercessão de Maria, súplicas e preces, expressão de confiança e fidelidade, não obstante as adversidades da vida.

Nestes 10 anos, a caminhada deixou de ser apenas movimento de pernas e braços, tornando-se movimento do coração, da alma, do espírito, da totalidade de cada pessoa e de todas as pessoas que dela participam. Estas poucas linhas tentam expressar a gratidão que, a cada ano, toma posse do coração do padre que desafiou, dos fiéis que aceitaram o desafio, da comunidade que promove esta bonita festa e de tantos, de longe e de perto que, cada vez mais, se unem num único propósito: celebrar a vida e a fé.

Pelo passado, pelo presente e por tudo mais que a graça do Senhor nos reserva, Deus seja louvado! Muito obrigado a todos e cada um que, nesta história é também protagonista. Á poderosa intercessão de Nossa Senhora Aparecida recorremos, todos os dias, a fim de que seja nossa companheira na caminhada da vida até a eternidade.

Caminhada da fé: 10 anos de história! Parabéns a todos!

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia,

[email protected]