Na manhã de hoje, sexta-feira (4), um ato simbólico marcou o início da entrega de tablets para as unidades escolares de Ensino Fundamental, de acordo com o já anunciado novo método de ensino híbrido pelo prefeito Fernando Cunha ao Diário no final do ano passado.

O evento, que integra as atividades de comemoração aos 119 anos de Olímpia, ocorreu na EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira, no Jardim Paulista, com a presença do prefeito Fernando Cunha, da secretária de Educação Maria Cláudia Padilha, da diretora Camila Facchini, da equipe gestora da Secretaria de Educação e da própria escola, além de professores e alunos.

A nova ferramenta está sendo implantada de forma gradativa, com a aquisição inicial de 1.650 equipamentos para o Ensino Fundamental, beneficiando mais de 3.330 alunos e 225 professores, divididos pelas escolas, de acordo com a quantidade de turmas e alunos e, posteriormente, será ampliada de forma contemplar toda a rede.

Durante a entrega, o prefeito ressaltou a importância da ação, que fazia parte de suas metas para a pasta e ganhou ainda mais força com a necessidade de adaptação ao ensino remoto durante a pandemia.

“É uma grande satisfação para nós abrir este ano letivo com um produto novo, que já vínhamos planejando e foi um dos aprendizados que os impactos da Covid nos deixaram. A linguagem dos tablets é uma modernização que os alunos precisam aprender cada vez mais porque a tecnologia faz parte das nossas vidas. Tenham certeza do nosso comprometimento em amparar o ensino no que for necessário para ter mais qualidade. Estamos preparando as gerações que cuidarão da nossa cidade no futuro e, com a dedicação que os professores já demonstram ter, vamos incorporar mais esse instrumento para melhorar ainda mais os excelentes índices que temos em nossa Educação”, destacou o prefeito.

Segundo a secretária da Educação, Maria Cláudia Padilha, “a aquisição dos tablets permitirá a atividade híbrida de ensino com aprimoramento do sistema educacional municipal, com inúmeras interações e possibilidades de aprofundamento curricular, de maneira igualitária, uma vez que beneficiará todos os alunos. Todo o processo desta nova metodologia será feito gradualmente com a devida capacitação dos professores para oferta do ensino híbrido”.

Até um ‘mascote’ foi idealizado para essa mudança, o “Professor Olímpio”, desenvolvido pelo coordenador técnico pedagógico de Tecnologia Educacional Tiago Pessoa. “O personagem será parceiro da rede municipal de ensino e aparecerá nos tablets para os alunos em forma de desenho animado sempre que necessário, com uma linguagem divertida e própria para a faixa etária das crianças”, segundo ele.

“Não vamos medir esforços para melhorar o ensino da rede municipal e este é mais um projeto com este objetivo. A tecnologia faz parte do dia a dia e é muito importante trazermos também para o convívio das escolas. Agradeço o empenho e comprometimento do prefeito em todas as ações da Educação e vamos continuar trabalhando para oferecer a capacitação dos professores e iniciar a utilização dos equipamentos já neste mês”, ressaltou a secretária Maria Cláudia Padilha.