DA REDAÇÃO — A inauguração do Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, na manhã desta sexta-feira (5), no auditório da instituição, foi marcada por alguns momentos de muita emoção: primeiramente, pela presença de alguns pacientes que, anos a fio, tem viajado pela região, três vezes por semana, muitas vezes, à procura desse serviço, e que agora terão, até o final deste mês, o serviço em pleno funcionamento na cidade. Depois, o Centro de Hemodiálise homenageia o saudoso casal Sílvia e Luiz Cesar Zucca, onde familiares se emocionaram com a homenagem, especialmente, na mesa principal, o filho e benfeitor advogado Alfredo Zucca Neto. Fotos Fábio Cross e filmagem Leonardo Concon (e transmissão ao vivo pelas redes sociais)

Estiveram na mesa principal o prefeito Fernando Cunha, o vice Fábio Martinez, o provedor Luiz Alberto Zaccarelli, a secretária de saúde Cláudia Vieira de Toledo, o vereador Márcio Iquegami, o representante do Thermas social Selim Murad, e o próprio Zucca Neto.

A cerimonialista Giselle Papani descreveu o novo equipamento da Santa Casa e justificou a homenagem à família Zucca. “O Centro de Hemodiálise conta com nove máquinas (oito para uso contínuo e um de reserva), com sessões de segunda a sábado, em três turnos, totalizando 24 atendimentos por dia. Tendo em vista que cada paciente realiza 3 sessões semanais e contínuas, a unidade poderá beneficiar até 48 pessoas e será destinado a pacientes do SUS, Convênios e Particular”, descreveu.

Como homenagem a luta que enfrentaram em vida com o tratamento e em gesto de agradecimento pela contribuição no desenvolvimento empresarial da Estância Turística de Olímpia, o Centro de Hemodiálise levará o nome dos saudosos olimpienses Silvia e Luiz Cesar Zucca.

“A família Zucca, com sua história empreendedora e de destaque cerealista em Olímpia e no Estado de São Paulo, muito contribuiu com a fundação de escolas, clubes e entidades sociais no município de Olímpia. Silvia e Luiz Cesar foram fundamentais neste legado deixado e que muito nos honra”, ressaltou a cerimonialista.

O provedor Luiz Alberto Zaccarelli, ao abrir os discursos, destacou o papel do Thermas Social, grande colaboradora da Santa Casa, e agradeceu ao advogado Alfredo Zucca Neto por ter sido o ‘grande doador individual’ para que o Centro de Hemodiálise se tornasse realidade. O pai dele, que leva o nome ao Centro, Luiz César Zucca, sofreu vários anos com problemas renais e necessitava de hemodiálise. “A homenagem que fazemos hoje à sua família é muito pouco perto do que vocês merecem”, disse Zaccarelli. Confira o seu discurso:

Na sequência, o discurso mais emocionado: o filho Alfredo Zucca Neto, olimpiense e com banca advocatícia bem-sucedida na capital paulista. O maior doador individual para que o Centro de Hemodiálise se concretizasse.

Ao relembrar a luta de seu saudoso pai, na luta com a hemodiálise fora de Olímpia, e o envolvimento de seus familiares, inclusive com a sua formação profissional (homenageando também Ivo Antonio Aidar), ele se emocionou.

E fez um apelo à iniciativa privada e aos que tem condições, como ele e sua família: “Procurem a Prefeitura, não se omitam, muitos projetos sociais não saíram do papel, vamos nos envolver mais”. Confira:

Depois, representando o legislativo olimpiense, o médico e vereador Márcio Iquegami, enalteceu o trabalho feito pelo prefeito Fernando Cunha, pela Secretaria de Saúde e prestou a sua homenagem à família de Alfredo Zucca Neto. Confira:

Por sua vez, o médico e vice-prefeito Fábio Martinez, também se emocionou ao relembrar a sua em prol da Santa Casa pelo seu pai, saudoso Nilton Roberto Martinez, “que dedicou toda a sua vida pelo hospital e lutou sozinho”, e no contraponto elogiou o prefeito Fernando Cunha que, desde o primeiro ano do mandato anterior, determinou prioridade nos estudos para o Centro de Hemodiálise inaugurado nesta sexta. “Foram cinco anos, não é fácil, não é da noite para o dia”, e elogiou a união do poder público com a sociedade civil em prol “de nosso único hospital, não interessa se é hospital privado, mas é o único, é nosso, depende de todos nós”. Confira o seu depoimento:

Finalmente, a fala do prefeito Fernando Cunha, além de detalhar a luta para a conquista do Centro de Hemodiálise, inclusive o investimento de R$ 1,5 milhão em recursos próprios e emendas parlamentares, totalizando R$ 2 milhões, capitaneadas pelo deputado federal Geninho Zuliani e outros parlamentares; criticou a Direção Regional de Saúde de Barretos, até então colocando obstáculos à Saúde de Olímpia (nem queriam autorizar UTI e a instalação do tomógrafo), anunciou que virá a taxa do Turismo, e ameaçou: “Ou a taxa, ou aumento em mais 1% do ISS das empresas, que eu já fiz isso no ano passado”:

A segunda parte da cerimônia teve mais comoção: o descerramento da placa inaugural e, logo na recepção do Centro de Hemodiálise, a foto do casal Silvia e Luiz César Zucca, pais falecidos de Alfredo Zucca Neto. A avó dele, e familiares, também se emocionaram.

A visita ao Centro de Hemodiálise, ao complexo de água (osmose reversa) para as máquinas de diálise, impressionou a todos. As nove máquinas, uma de reserva, com acomodações confortáveis, já com equipe médica e de enfermagem própria.