A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia inicia nesta segunda (17), a Campanha Nacional Contra a Gripe. A vacinação segue até o dia 26 de maio.

No dia 13 de maio, sábado, será realizado o Dia D, no qual as Unidades Básicas de Saúde do bairro Santa Ifigênia, Cohab I e São José, além do Centro de Referência do Idoso e o Ambulatório de Referências e Especialidades (antigo Postão) permanecerão abertas. Nos demais dias de campanha, o atendimento ao público nas UBS será das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A campanha, que terá duração de 40 dias, é destinada a imunização de pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a cinco anos; gestantes, puérperas; trabalhadores da saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas; e a partir desde ano professores da rede pública e privada.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a meta para o município é imunizar 90% da população a qual é destinada a vacina, sendo esta expectativa também em cada grupo de risco. Ao todo, o município tem 14.619 habitantes a serem vacinados, sendo 1.023 crianças de seis meses até dois anos, 1.891 crianças com idade de dois a quatro anos; 850 trabalhadores da saúde; 512 gestantes; 84 puérperas; 7.468 pessoas com 60 anos ou mais; e 2.791 portadores de morbidades (os pacientes com morbidades devem apresentar nas UBS a receita com as indicações). Além destes números, a expectativa é uma alta adesão dos professores.

De acordo com a diretora da divisão de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a vacina tem grande importância porque no decorrer do período de aplicação das doses há uma diminuição considerável no número de internações.

“O objetivo é reduzir a mortalidade e as infecções pelo vírus da influenza na população. É importante imunizar para evitar complicações como pneumonias virais e bacterianas. Como por exemplo, a puérpera que transmite os anticorpos da vacina por meio da amamentação”, explica a diretora.

A vacina é composta de cepas virais inativadas e, por serem inativadas, não causarão gripe. Em caso de dúvidas, comunique o profissional da saúde no dia que for vacinar ou entre em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acho que a vacina da gripe devia estar liberada também para pessoas com. Mais de 50 anos .porque tem muitas pessoas com essa faxa de idade necessitando dessa vacina. ? Obrigada deixo aqui minha opinião , caso for possível agradeço …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here