A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, em parceria com a Polícia Militar de Olímpia, realizará uma campanha de combate às drogas.

A primeira reunião da parceria foi realizada na última semana, na sede da secretaria municipal. Na oportunidade, esteve presente o Cabo da PM Jean Beltramello, instrutor do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e associado da Fundação Americana “Por um Mundo sem Drogas “, que irá qualificar a equipe das três unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Casa de Passagem, Centro de Convivência do Idoso e Centro Dia do Idoso.

A qualificação terá início no dia 26 de julho. Durante o encontro, os servidores poderão sanar as dúvidas sobre drogas lícitas e ilícitas e saber como abordar os assuntos com diferentes tipos de público como famílias, crianças, adolescentes e idosos.

Após a qualificação, serão desenvolvidas diversas atividades como palestras e passeatas com os beneficiários dos programas sociais e famílias atendidas pelos equipamentos sociais. “As drogas são um dos principais problemas enfrentados pelas famílias, por isso, queremos assumir mais esse compromisso social de trabalhar a conscientização da população, contribuindo com a educação, informação e formação do cidadão”, declarou a secretária de Assistência, Cristina Reale.

As drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.

As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas são o cigarro e o álcool. Já as drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. São elas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína e outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here