A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceria com o CIOFF Brasil (Conselho Internacional de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), realizará dentro do 53° Festival do Folclore, a Conferência Nacional e Assembleia Geral do órgão. O evento acontecerá de 5 a 8 de agosto, no teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no Jardim Luiza. A expectativa é receber delegados e membros de todo o país.

Segundo o presidente do CIOFF no Brasil, Marco Antônio Cavalhaes Pereira, o momento agora caminha para o processo de finalização da Conferência Nacional. “Isso representa uma renovação importante no processo democrático participativo. Os delegados colaborarão com as necessidades de seus Estados”, diz.

De acordo com a programação, os representantes passarão os dias em reuniões fechadas, debatendo assuntos internos e diretivas da organização mundial para o Brasil. Finalizadas as reuniões, eles irão conhecer os aspectos turísticos e culturais de Olímpia e durante a noite prestigiar as apresentações dos grupos folclóricos que estarão presentes no 53° Festival do Folclore de Olímpia.

O evento em Olímpia contará ainda com a presença da presidente de honra do CIOFF brasileiro, senhora Socorro Maciel.

O QUE É

CIOFF é a sigla usada para designar o Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos sendo reconhecida por organismos de renome como a UNESCO.

Conta atualmente com um elenco de mais de 70 países (secções nacionais) e vários membros associados ou correspondentes, encontrando-se hoje ativo em mais de 80 países nos 5 continentes, onde criaram também comissões de jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.

O CIOFF trabalha, desde 1970, em prol da salvaguarda e divulgação da cultura tradicional. Através das suas ações, tem os seguintes objetivos: promover o patrimônio imaterial através de formas de expressão como a dança, a música, os jogos, os ritos, os costumes e outras artes tradicionais; servir os objetivos da UNESCO; apoiar as atividades dos seus membros e de todas as ONGs que trabalham no domínio do patrimônio cultural.

Produz e organiza um grande número de atividades, das quais se destacam a coordenação de cerca de 250 festivais internacionais de folclore e artes tradicionais.