No sábado (12), a Operação Direção Segura Integrada (ODSI), promovida pelo Detran, foi realizada em Olímpia. Durante a ação na Avenida Mário Vieira Marcondes, 33 motoristas recusaram-se a realizar o teste do bafômetro e nove foram identificados dirigindo sob influência de álcool. A operação, que visa prevenir acidentes relacionados à combinação de álcool e direção, teve a participação de 460 motoristas e contou com a colaboração das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool (até 0,33 mg por litro de ar) ou recusar o teste do bafômetro são infrações graves. A penalidade em ambos os casos é uma multa de R$ 2.934,70, e o motorista enfrenta um processo para suspensão da carteira de habilitação.

Caso o motorista reincida em até 12 meses, a multa sobe para R$ 5.869,40, e há cassação da CNH.

Em situações onde o condutor apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar no teste, configura-se crime de trânsito. Se condenado, além das penalidades citadas, o motorista pode ser sentenciado a uma pena de seis meses a três anos de reclusão, de acordo com a Lei Seca.