A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) inicia na sexta-feira (22) o período de liberação temporária de detentos para as festividades de fim de ano, conhecido como “saidinha”. Segundo o órgão, 1.803 presos da região de Rio Preto, inclusive de Olímpia, foram contemplados com o benefício, que se estende até o dia 3 de janeiro.

A medida, que está em seu segundo ano consecutivo de implementação durante o Natal e Ano Novo, tem como critério a não ocorrência de delitos nos últimos 12 meses por parte dos beneficiados. Dentre as unidades prisionais, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP de Rio Preto) registra o maior número de beneficiados, com 1.407 detentos.

O juiz corregedor Evandro Pelarin enfatizou a escolha das datas “após consultas com diretores das unidades prisionais, devido à dificuldade de ajuste administrativo nos dias subsequentes ao período determinado”.

Durante a “saidinha”, o Projeto V.I.D.A. (Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação), um programa de monitoramento dos detentos, está em vigor. Este projeto inclui o uso de um aplicativo pela Polícia Militar para acompanhar a localização dos beneficiados, fornecendo dados em tempo real e facilitando a ação policial em caso de descumprimento das condições impostas.

A tenente Amalia Paci, porta-voz do CPI-5, anunciou o aumento do efetivo policial para fiscalização durante a “saidinha”, incluindo monitoramento próximo às residências dos detentos e em áreas suspeitas de atividades ilícitas, como pontos de tráfico de drogas. Com informações do Diário da Região