O deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP) apresentou nesta terça-feira (12), projeto de Lei que tem como objetivo reduzir a zero as porcentagens de contribuição para PIS/Pasep e Confins aplicada ao etanol hidratado. A medida vale durante o período de pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil.

“O PL, de minha autoria, foi elaborado para ajudar o setor sucroenergético a driblar a crise durante a pandemia. Por conta dos efeitos causados em todo o país, o cenário econômico prejudicou o setor, culminando com queda nas vendas de etanol em postos e, consequentemente, aumento no estoque do produto, preocupando o segmento”, disse o deputado.

Além disso, Geninho apresentou outros dois requerimentos – um ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que medidas sejam apresentadas a fim de minimizar os danos do setor, especialmente em relação ao aumento da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (CIDE) e da porcentagem de importação da gasolina, combustível que concorre com o etanol.

O outro requerimento foi protocolado no Ministério da Economia, solicitando que estudos técnicos sejam elaborados para a criação de linha de crédito para armazenamento de etanol em forma de títulos de garantia Warrant, empresa encarregada da guarda e conservação de mercadorias.