Por 7 votos a favor e dois contrários – Edna Marques e Helinton de Souza – Alessandra Bueno não é mais vereadora da Câmara Municipal de Olímpia. A decisão saiu às 1h50 da madrugada de hoje (7), com mais de oito horas de sessão, uma exaustiva leitura de quase seis horas de todo o processo, depois de um desmaio de Alessandra – sendo levada à UPA 24 horas, depois de toda a defesa do advogado Ulysses Terceiro e da manifestação acalorada do povo dentro e fora do plenário. Fotos Alisson / Divulgação Câmara

No início da sessão, 18h45, tumulto por causa do abandono de cargo faltando duas horas para a sessão dos secretários municipais Hélio Lisse (Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e Tarcísio Aguiar (Agricultura, Comércio e Indústria), mas o presidente da Câmara José Roberto Pimenta não atendeu e não deu posse novamente porque não havia nenhum expediente legal publicado no Diário Oficial Eletrônico.

“O mandato é nosso, vamos assumir, sim”, disse Tarcísio ao Diário momentos antes, mas não deu certo e não votaram em favor de Alessandra como era os seus desejos.

Kokão chamou a Polícia Militar para retirar os secretários, mas Tarcísio, como militar, exigiu o comando do Tiro de Guerra para retirá-lo, o que não ocorreu e ambos ficaram sentados o tempo todo nos lugares dos suplentes, mas não puderam falar na tribuna e, muito menos, votar.

O advogado de defesa exigiu a leitura na íntegra de todo o procedimento, repetidas vezes, exaustivamente, e o primeiro secretário Márcio Iquegami leu a maioria de centenas de folhas, auxiliado por Cristina Reale.

Depois, somente o vereador ‘Lorão’ se manifestou, defendeu uma ‘punição’ para Alessandra, mas não a cassação ‘por ser ato extremo’ e porque ‘os vereadores entrarão para a história, mas pelo lado mau’. Ninguém mais quis justificar na tribuna o seu voto, seja a favor ou contra. Aliás, contrário só votou Edna Marques e Lorão. O resto, a favor.

A íntegra da sessão, retransmitida pelo Diário em suas redes sociais, e logo acima, está à disposição para ver e rever. São oito horas e 21 minutos de sessão.

A Justiça Eleitoral receberá, logo mais, o comunicado de que Alessandra Bueno não é mais vereadora. E o suplente Marcelo da Branca será convocado.