O prefeito Elson Machado se reuniu na quarta-feira (21) com diretores e chefes de setor ligados à limpeza e conservação.

A reunião aconteceu para que o município trace um plano de conservação de vias urbanas e rurais, limpeza de praças, controle de animais e recolhimento de materiais inservíveis.

Como resultado ficou acordado que a cada 60 dias será realizado um mutirão de limpeza na cidade, com a primeira intervenção já marcada para o dia 3 de julho, quando homens e máquinas percorrerão toda a cidade para recolher móveis, utensílio, pneus s e lixo eletrônico.

“Nesse dia, não vamos recolher galhadas nem entulhos de construção. Para os entulhos, existem as caçambas e para as galhadas, já existe um calendário de poda e recolhimento, que só podem acontecer com a autorização da Prefeitura. O que vamos recolher nesse dia é aquele móvel velho, aquela tv que já não funciona, e que não podem ser depositados junto ao lixo comum, nem abandonados nas ruas. Esse tipo de material será recolhido e depositado de forma separada do lixo comum”, explicou o prefeito Elson Machado, que pediu a colaboração da população para que já deixe esses materiais separados e nas calçadas no dia anterior.

Outra decisão da reunião é o maior cuidado com os animais soltos pela cidade. Um local será preparado para recolher esses animais e a lei, que é de 1995 será cumprida à risca. “Temos que mandar para a Câmara uma adequação da lei existente, pois os valores referenciais para a cobrança pelo recolhimento e guarda, ainda usam um indexador antigo. Feito isso, passaremos a cuidar com muito empenho desse problema. Animais bovinos e equinos serão recolhidos e a retirada só acontecerá mediante o pagamento das taxas definidas em lei. Essa é uma questão de segurança e os terrenos públicos não podem ser usados como pasto”, ressaltou Elson Machado.

O mesmo vai acontecer com os terrenos particulares, cujos donos forem notificados para a sua limpeza. Se ela não acontecer, será feita pela prefeitura e o valor do serviço repassado no IPTU, de acordo com a lei. Uma agenda de limpeza de praças e outros locais públicos também foi definida na reunião com os assessores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here